domingo, 26 de outubro de 2014

BENFICA - UM LÍDER A PRAZO

 
Não me apetecia escrever nada sobre este jogo da 8ª jornada entre o Braga e o Benfica porque ele veio demonstrar tudo aquilo que tenho escrito sobre a falta de capacidade futebolística do ainda campeão em título para renovar essa conquista.
 
Jorge Jesus, apregoa aos sete ventos que a prioridade é o Campeonato Nacional e, por isso mesmo, faz uma péssima administração do plantel, poupando jogadores que depois, no encontro seguinte, jogam menos que os colegas que não foram poupados.
 
O resultado dessa gestão é absurdo e negativo e a prova disso é que em três jogos na Champions, averbou duas derrotas e um empate, marcou 1 golo e sofreu 5 e no Campeonato, empatou em casa no primeiro jogo a sério com o rival Sporting e no jogo de hoje, em Braga, o segundo teste da época à sua capacidade futebolística, o Benfica decepcionou e confirmou a falta de estofo de campeão e perdeu, normalmente, com o Sporting Clube de Braga, mandando às urticas 3 dos 4 pontos que levava de vantagem na classificação geral sobre o segundo classificado, o Futebol Clube do Porto.
 
Contrastando com outras opiniões que acham que o Benfica tem praticado o melhor futebol, eu tenho vindo a dizer que as suas exibições têm sido fracas e as vitórias muito sofridas contra equipas de outro campeonato, com orçamentos infinitamente mais pequenos. Neste momento, Sporting e Futebol Clube do Porto jogam melhor Futebol e o Braga, como ficou hoje demonstrado, também está melhor e até conseguiu dar a volta a um resultado desfavorável.
 
A jogar assim, sem garra nem ambição, não se aguentará durante muito mais tempo na liderança. Se enquanto líder, a equipa não foi capaz de se empolgar e ganhar motivação para arrancar grandes exibições, imagino o descalabro que não vai ser quando perder essa liderança.
 
Jorge Jesus é o principal responsável pelo "futebolzinho" do Benfica, com grandes dificuldades a nível nacional e claramente insuficiente a nível europeu, muito mastigado, previsível, sem velocidade nem pressing. É um treinador pouco ousado, medroso, de ideias fixas e nem sempre toma as melhores opções na formação da equipa, senda essa a principal razão de alguns insucessos que lhe custaram a perda de alguns títulos importantes.
 
Costuma dizer-se e com alguma razão: "Burro velho não aprende".
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, a jogar assim, o SLB vai ganhar dois ou três Campeonatos seguidos, quando for possível regressar à Década de Sessenta, do Século passado!!!!!

Este Futebol e este Treinador, são uma autentica aberração.

Como é que uma Equipa com um Orçamento cinquenta vezes superior e a ganhar por 1 a 0, permite um empate e, em seguida, uma DERROTA, com o Braga!!!???

Algo vai muito mal, na Organização do Futebol do BENFICA.

Se não alterarem, rapidamente e em força, toda a estratégia do Futebol, não vão ficar em primeiro mas sim, em 3º ou 4º lugar!!

Imagine, que ainda hoje de manhã, ouvi o Exmo Senhor JJ, dizer que continua em primeiro lugar!!!!

Em primeiro lugar, com um Ponto de avanço! Ele deve estar a gozar com o Zé Pagode!!

Cada Povo tem o Futebol que merece.

Embora digam, por conveniência, o contrário, o Futebol do Glorioso, este ano, pelo menos até agora, não cumpriu com os objectivos mínimos.
Laranjeiro, 27-10-2014