sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

GREVE NA TAP - OS TRABALHADORES DEVEM REFLECTIR E RECTIFICAR A SUA DECISÂO

 

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Os trabalhadores da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), acertaram uma greve para o final do ano, concretamente, para os dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro.
 
Esta é uma decisão absolutamente incrível e inacreditável, porque a efectivar-se a sua concretização, demonstra uma enorme insensibilidade e uma desumanidade que choca e indigna a maioria dos cidadãos.
 
Estamos a falar de uma greve que causará enormíssimos problemas a milhares de pessoas que pretendiam juntar-se aos familiares nesta quadra natalícia e que, provavelmente, viveram durante todo o ano, com ansiedade a chegada desse momento.
 
Não discuto nem contesto as razões dos trabalhadores da TAP e muito menos me oponho às suas reivindicações. Porém, não posso deixar de considerar uma abusiva indecência que os 12 sindicatos da TAP se tenham unido para acertarem a paralisar de uma empresa que presta serviço público e que vai fazer a vida negra a dezenas de milhar de pessoas que tinham decidido juntar-se aos familiares e amigos na celebração do Natal e Ano Novo.
 
Até admito que os trabalhadores da TAP tenham carradas de razão, tal como acontece com a maioria dos trabalhadores deste País. Porém, se levarem esta greve por diante, não olhando à crueldade dos meios utilizados para alcançarem os seus fins, prejudicando milhares de pessoas que não têm culpa nenhuma e descarregando sobre elas o ónus das suas reivindicações, então os trabalhadores da TAP perderão toda a razão e, simultaneamente, hipotecarão todo o respeito, estima e consideração que desfrutavam no seio da maioria dos portugueses.
 
As empresas que prestam serviço público mas também todas as outras, não podem ser usadas pelos trabalhadores como arma reivindicativa porque elas têm que estar disponíveis e cumprir escrupulosamente os deveres que assumiram perante os cidadãos. É um abuso parar uma empresa que afecta milhares de pessoas diariamente e causa prejuízo de milhões.
 
Há coisas que não deviam acontecer num regime democrático. A democracia poderia ser um regime quase perfeito se as pessoas a soubessem interpretar. Os problemas resolvem-se através da palavra, conversando e apresentando argumentação válida. O homem é o único ser vivo do reino animal a quem foi dado o supremo privilégio de se expressar através da fala. Para resolver os problemas, só tem que falar e apresentar a argumentação correcta.
 
Se os trabalhadores da TAP concretizarem esta greve, engrossarei o coro dos milhões de portugueses que repudiarão a sua decisão porque não é justo que milhares de crianças, adultos e velhos sejam impedidos de visitar as famílias e passar juntos a quadra natalícia.
 
Na vida, é preciso saber, em cada momento, qual a melhor opção a tomar.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Quando um Governo tem medo do Povo, existe uma Democracia.

Quando o Povo tem medo do Governo, existe uma Ditadura.

Apesar de o Governo, neste caso concreto, ter medo da força dos Trabalhadores da TAP, não significa que, os mesmos, provoquem todo este mau estar e prejuízos!

Porque, a liberdade dos Empregados desta Empresa, por pouco tempo, Portuguesa, termina onde começa a dos Passageiros!!

Eu só queria, quando fui Empregado em Angola e Portugal, ter 25% dos privilégios que têm estes Senhores!

De facto, eu quero ver, quando a transportadora for vendida a privados, quais as grevindicações que estes, altamente, privilegiados trabalhadores, vão fazer!!!!

Ainda por cima, estão a contribuir para que aconteça com a TAP, a mesma coisa que aconteceu com o Banco que foi vendido, ou seja, vender a Empresa por 10% do seu valor REAL!!!!!!

Realmente, há coisas que um mortal não consegue compreender!!!
Laranjeiro, 13-12-2014