segunda-feira, 8 de junho de 2015

FALTA LIMPEZA E MANUTENÇÂO NA PRAÇA DO COMÉRCIO


 
 
Fotos do autor do Blogue
 
Ontem, domingo, 7 de Junho de 2015, pelas 9,30 horas, participei num passeio de bicicleta que começou e terminou na Praça do Comércio. Enquanto esperava o início do passeio pelas ruas da baixa lisboeta, dei umas voltas pela emblemática Praça e não fiquei satisfeito com aquilo que vi.
Posso dizer que fiquei chocado com o grau de sujidade, desleixo e abandono de um dos locais mais procurados e admirados pelos turistas que visitam Lisboa.
 
Para além do pavimento se encontrar completamente lavrado com a gravilha toda solta, propícia a provocar quedas perigosas a quem por ali passa, também as pedras mármore se encontram partidas, dando um aspecto de desleixo e abandono.
 
Mas para além de tudo isto que não é pouco, verifiquei que em toda a área havia garrafas partidas, muito lixo, papel e plástico e até vi em vários sítios VOMITADO. Depois, a estátua de D. José está transformada num mictório ou wc público, pois a urina é visível, a cor das escadarias tem a sua cor e o cheiro não engana. Que lástima deplorável!!!
 
Toda a gente sabe que em locais deste género, onde se servem bebidas alcoólicas até às tantas da madrugada, há sempre quem beba demais e depois faça disparates. O que não se aceita é que a Câmara Municipal de Lisboa não tome as medidas necessárias para reduzir ao máximo o impacto dos disparates dessas pessoas, vigiando e limpando toda a área, antes de se iniciar o novo dia.
 
Estive em Barcelona recentemente e verifiquei que lugares públicos do género da Praça do Comércio, são cuidadosamente tratados pelos serviços de limpeza logo de madrugada e de manhã quando as pessoas por ali passam, já está tudo impecavelmente limpo.
 
A Praça do Comércio é um dos mais belos postais ilustrados da Capital do País e não merece o desleixo e abandono a que está votada pelos responsáveis do Departamento de Manutenção e Limpeza dos Espaços Públicos da Câmara Municipal de Lisboa. 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

É verdade que os Responsáveis por estes Serviços, pertencentes à CML, deviam ter em conta que, com esta atitude, estão a prejudicar, muito, o Turismo de Lisboa e de Portugal.

Apetece-me dizer que, o que vem a seguir, é sempre pior que o anterior.

Também é verdade que, apesar de estarmos no Século XXI, nunca vi tanta falta de Civismo, do lado das Pessoas.

É um conceito de Liberdade, muito esquisito!

Eu, ainda hoje, quando vou a uma Casa de Banho Pública, limpo-a quando entro e quando saio.

Tenho o cuidado de a limpar quando saio, para que alguém que, eventualmente, me veja a sair, não me chame uma série de nomes bonitos.

Em tempos, fui a Barcelona, a uma Zona Turística que, de momento, não me lembro do nome, e vi uma coisa impressionante: Mal saíamos da Casa de Banho, entrava, de imediato, para a respectiva limpeza, um Senhor ou uma Senhora!!

É verdade que a Espanha, contando com Olivença, é algumas vezes, maior que Portugal, no entanto, em termos de Turismo, a Organização, em todas as Áreas, dos nossos Vizinhos, não tem, para melhor, nada a ver com a nossa.

Nós, se tivéssemos engenho e arte, podíamos viver, só do Turismo.

Assim, cada vez vamos ter menos Turistas.
Laranjeiro, 09-06-2015