quarta-feira, 8 de julho de 2015

O VERÃO E O INFERNO DOS FOGOS FLORESTAIS



Imagem retirada do Google

O inferno dos fogos florestais que delapidam as nossas florestas e causam enormes prejuízos todos os anos aos agricultores, é uma consequência directa da forte industrialização dos tempos modernos. Para a indústria do papel serve todo o tipo de madeira mas não podemos esquecer também a indústria dos contraplacados e outras que utilizam como matéria prima, a madeira. Para alimentar e tornar rentáveis estas empresas, é necessária muita matéria prima e uma das formas mais lucrativas, é o recurso à madeira queimada, a preço de saldo.
 
Este inferno dos incêndios, é uma tragédia dos tempos modernos porque, na verdade, nem sempre foi assim. Na minha juventude, década de 50 e 60, não havia estes incêndios e Portugal tinha uma área florestal imensa. Para qualquer local que me deslocava, dentro ou fora do concelho de residência, só se viam florestas. Não se viam serras completamente dizimadas como agora, onde até as pedras estão negras. Quando me desloco, ocasionalmente, à minha terra de nascimento, fico desolado ao ver aquelas serras e montes completamente queimadas, sem uma única árvore.
 
A 500 metros da minha aldeia, começava a serra, uma área imensa de pinheiros, castanheiros, carvalhos e uma grande diversidade de arbustos, nomeadamente, as giestas, as estevas, os sargaços,  os zimbros, etc.
 
Actualmente, por qualquer ponto do País por onde passo, o cenário é idêntico: áreas imensas queimadas, transformando a paisagem outrora verdejante e povoada de imponentes árvores, num cenário tristemente fúnebre, cinzento e desolador.
 
Porque é que há 50 anos não havia incêndios e as nossas florestas eram religiosamente respeitadas? E porque é que a partir de determinado momento, deixou de haver esse respeito e qualquer indivíduo, por vontade própria ou a mando de terceiros, incendeia as florestas com a facilidade e o à-vontade de quem bebe uma cerveja?
 
Infelizmente, não vejo debatido este problema de forma objectiva e racional. Os poucos debates sobre o tema são inócuos e ridículos porque me parece que ninguém está interessado em apurar as verdadeiras causas do inferno dos fogos de verão e quando apanham um pirómano em flagrante, em vez de tentarem recolher toda a informação possível sobre a origem e as causas do crime, logo se apressam a desresponsabilizar o coitado, informando a opinião pública que sofre de perturbações do foro psiquiátrico.

De ano para ano, a floresta vai sendo dizimada e Portugal fica cada vez mais pobre. Nem os principais Parques Nacionais escapam à acção criminosa dos pirómanos, perdendo-se  àrvores seculares de rara beleza que puderam ser contempladas por nós e pelos nossos  antepassados mas as gerações futuras não terão esse privilégio.

Para quando uma política que defenda e proteja a floresta e proceda à reflorestação das áreas ardidas?

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Os entendidos na matéria, dizem que este é o preço da Democracia.

De facto, se permitir que, desde o vinte e cinco de Abril, mais de 80% da FLORESTA, tenha ardido e no ensino se comprem Diplomas, além de muitas coisas mais, eu não comungo com esta Liberdade selvagem.

Toda a gente sabe que, desde os interessados por esta madeira (Por ser, praticamente, de borla)às dezenas de organizações, oficiais e particulares, que colaboram para o incremento,devido a interesses económicos,cada vez maior, da destruição de Pinheiros e Eucaliptos, os fogos, jamais, acabarão!

Agora, digo eu: Esta Impunidade é, também, o preço da vontade do Povo!

É, devido à grande discrepância que existe na Justiça, que este tipo de prevaricação, enquanto existir um Eucalipto e um Pinheiro, não mais acabará.

Veja, o Exmo Senhor Autor, o que acontece, por exemplo, com um desgraçado que rouba um Pão?

Agora, veja o que acontece, há 39 Anos, a quem já ateou dezenas e dezenas de FOGOS ou a quem roubou BILIÕES de Euros?

Quer parecer-me que existe uma diferença como daqui à Lua!
Laranjeiro, 09-07-2015