quinta-feira, 2 de julho de 2015

ATENÇÃO EQUIPA TÉCNICA DO BENFICA: A MELHOR DEFESA É O ATAQUE

legenda

Imagem retirada do Google

Vamos a ser claros: eu incluo-me no universo de adeptos que viam com bons olhos a entrada de Marco Silva no Sport Lisboa e Benfica para treinar a sua equipa principal de futebol, por lhe reconhecer competência, a qual ficou bem evidenciada ao serviço do Estoril Praia e do Sporting.
 
Por motivos que desconheço, essa não foi a opção da Direcção do Benfica, a qual achou por bem contratar o ex-treinador do Vitória de Guimarães, um profissional de corpo inteiro e um verdadeiro gentleman que fez trabalho muito meritório ao serviço dos minhotos.
 
Se a Direcção do SLB escolheu Rui Vitória é porque está convicta que é o treinador certo para continuar a conquistar vitórias e a ganhar títulos e, nesse sentido, a partir de agora, é também o meu treinador e o treinador de todos os benfiquistas que não deixarão de lhe dar todo o apoio, nos bons e nos maus momentos.
 
Há, porém, um conselho que gostaria de dirigir ao novo treinador e à sua equipa técnica, baseado em exemplos de épocas anteriores: assisti a jogos em que a equipa foi pouco ambiciosa, medrosa até, em alguns momentos do jogo e, por via disso, sofreu alguns resultados negativos, nada consentâneos com o seu valor, alguns dos quais, frente a adversários de muito menor valia.
 
Se o Benfica entra em todos os jogos para ganhar, tem que jogar ao ataque, fazer as despesas da partida, ter posse de bola, imprimir velocidade ao jogo e pressionar com intensidade o adversário sempre que perde a bola, logo a partir da intermediária do meio-campo contrário, não permitindo ao adversário ataques pensados organizados. As grandes equipas jogam desta maneira e o Benfica se quiser retomar a hegemonia no futebol português que já foi sua durante décadas, tem que imitar o Futebol Clube do Porto que passeou a sua classe no Campeonato português mas também nas competições europeias, durante aproximadamente três décadas.
 
A equipa tem que ser estruturada para jogar em velocidade, ter posse de bola e fazer pressing sobre o adversário sempre que perde a bola. O jogo mole, permite a qualquer adversário de menor valia, equilibrar o jogo e num golpe de sorte, marcar um ou mais golos e depois remeter-se à defesa, acabando por roubar pontos preciosos que depois vão fazer falta para assegurar o 1º lugar na classificação.
 
Meu caro Rui Vitória, quem tem medo fica em casa ou então compra um cão. Perder por perder, prefiro que seja jogando ao ataque e com a crítica a dizer que o Benfica foi superior ao adversário mas que por manifesta infelicidade não concretizou as inúmeras ocasiões de golo.  Na verdade, todos sabemos que às vezes há jogos incríveis, em que uma equipa massacra o adversário mas porque está em dia ou noite "não", pode tentar mil vezes que não faz um golo.
 
Espero que o Benfica na nova época 2015/2016, não tenha dias nem noites "não" e que o treinador Rui Vitória seja capaz de levar o Sport Lisboa e Benfica à conquista do TRI.
 
BOA SORTE.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, sempre me convenci que o Exmo Senhor LFV, fosse convidar o antigo Treinador do SCP. Assim mesmo, troca por troca.

Por motivos que eu desconheço, assim não aconteceu. O Presidente lá sabe porquê.

Espero que o actual Responsável Técnico do Futebol Principal, do Glorioso, saiba interpretar melhor a grande quantidade de meios Tecnológicos que o Clube colocou à sua disposição.

De facto, o que eu vi, ontem, no 2º Documentário, exibido na SIC, só um Expert como o Snr Rui Vitória ou o Snr José Mourinho, é que sabem descodificar. O outro, nem pensar!

Mais, ir às finais, quase todas as Equipas vão. Vantagem é ter motivação à FCP e ganhá-las.

Que falta de ambição, do antigo responsável, pelo Futebol do SLB!!

Também concordo que a melhor defesa é o ataque.

Espero que o Snr RV tenha reparado nas grandes asneiras que fez o seu antecessor.

Também espero que ele só permita que se festeje a vitória de um Campeonato quando ela, de facto, estiver certa.
Laranjeiro, 03-07-2015