quinta-feira, 16 de julho de 2015

SERÁ UMA TRAIÇÃO DE JORGE JESUS O SALTO PARA O ETERNO RIVAL?

Resultado de imagem para jorge jesus jogador do  sporting

Imagem retirada do Google

Oiço muita gente a dizer que Jorge Jesus traiu o Benfica, Clube onde exerceu a profissão de Treinador durante as últimas 6 épocas e onde conquistou 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga e 1 Supertaça Cândido de Oliveira.
 
Curiosamente, ou talvez não, o seu palmarés em títulos conquistados ao serviço do Benfica não é ainda mais vasto, porque em algumas finais demonstrou falta de ambição e não teve capacidade para arquitectar a melhor táctica para contrariar o jogo do adversário e sair vencedor. Em alguns momentos cruciais vacilou, teve medo, cometeu erros e, por via disso, não conquistou mais alguns títulos que estavam perfeitamente ao seu alcance.
 
Jorge Jesus, é bom que se reconheça, ressuscitou o Benfica; não o Benfica demolidor das décadas de 60 e 70 que fazia maravilhas e cilindrava os adversários mas um Benfica competente e eficaz que passou a discutir todos os títulos nacionais com os seus mais directos adversários, algo que já não fazia há décadas. Jorge Jesus tem esse mérito e ninguém lho vai tirar, digam os adeptos benfiquistas o que disserem em seu desabono.
 
Independentemente do seu profissionalismo e das coisas boas que proporcionou ao Clube e aos benfiquistas, houve muita gente que não gostou da forma como o ex-treinador benfiquista saiu e eu incluo-me nesse grupo.
 
Está provado que Jorge Jesus iniciou conversações com os dirigentes sportinguistas muito antes de terminar o contrato de trabalho que o ligava ao Benfica, à socapa, e já teria o acordo concluído quando Luis Filipe Vieira ainda tentava negociar a sua continuação. O ex-treinador do Benfica adoptou um comportamento censurável e desonesto para com o Clube e os dirigentes, demonstrando uma vez mais a sua falta de carácter.
 
Tirando isso que não é pouco, continuo a dizer que Jorge Jesus não traiu o Benfica; Jorge Jesus traiu-se a si próprio, como irá reconhecer dentro de poucos meses, quando cair na real e se der conta da embrulhada em que se meteu.
 
Um treinador não faz contratos vitalícios e, nesse sentido, a coisa mais natural, é renová-lo no final do contrato ou mudar de clube. Mas um treinador pode até nem cumprir o contrato, caso aconteça uma rescisão amigável ou litigiosa. Jorge Jesus saiu no final do contrato que o ligava ao Benfica, não se podendo considerar a sua saída como uma traição.
 
Os dirigentes encarnados tiveram tempo suficiente para negociar a renovação do contrato. Se o não fizeram, foi porque entenderam ser a melhor solução. Esta decisão foi de encontro aos desejos de uma larga percentagem de benfiquistas que desde há muito reclamavam a sua saída. Ninguém esqueceu aquela humilhação no final da época 2012/2013, em que dos 4 títulos possíveis (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa), não ganhou nenhum, em confronto com o F. C. Porto, Vitória de Guimarães, Sporting Clube de Braga e Sporting Clube de Braga.
 
Pessoalmente, agradeço ao Presidente Luis Filipe Vieira não ter renovado o contrato porque o Benfica precisava de um treinador que para além de saber da profissão, soubesse também dizer duas palavras em bom português, coisa que Jorge Jesus não era capaz, servindo as suas calinadas para alimentar o anedotário nacional, para gáudio dos rivais e adversários. 
 
Rui Vitória preenche na perfeição o lugar deixado vago pelo actual treinador do Sporting, porque já deu provas da sua competência ao serviço de outros clubes, nomeadamente do Vitória de Guimarães, onde fez um trabalho excelente. Mas Rui Vitória é, simultaneamente, um treinador que sabe expressar-se em bom português, um gentleman que sabe lidar de forma responsável, educada e conciliadora com os atletas, equipa técnica, dirigentes e adeptos.
 
Em suma e para finalizar, dizer que o Benfica fica muito melhor servido com Rui Vitória. É só saber esperar. O tempo se vai encarregar de me dar razão.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, o Exmo Senhor JJ, traiu-se a si próprio.

Digam o que disserem, não é Treinador para um Clube com a dimensão do SLB.

É verdade que ganhou alguma coisa, todavia, se não fosse a teimosia e falta de ambição, poderia ter ganho muito mais.

Nem um Presidente nem um Treinador podem dizer, nunca, publicamente, que a prioridade de um Clube com esta grandeza, é o CNF, mesmo que isso seja dito, internamente.

Toda a gente sabe que estas declarações desmotivam, de imediato, os Jogadores.

Uma coisa que o Exmo Senhor JJ, com o dinheiro que tem, já devia ter feito, era ir tirar um Curso de aperfeiçoamento, de Português.

Se os Estrangeiros aprendem esta, tão difícil Língua, porque é que o actual Chefe máximo do Futebol do SCP, não iria aprender?!
Laranjeiro, 17-07-2015