segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MARCELO REBELO DE SOUSA SERÁ O PRÓXIMO INQUILINO DO PALÁCIO DE BELÉM


Imagem retirada do Google

MARCELO NUNO DUARTE REBELO DE SOUSA, mais conhecido por MARCELO REBELO DE SOUSA, brilhante Professor Catedrático, Jurisconsulto, Conselheiro de Estado, Jornalista, Comentador e Político,  é um dos mais proeminentes intelectuais do nosso tempo, nascido em Lisboa a 12 de Dezembro de 1948, divorciado de Ana Cristina da Motta Veiga, com quem casou em São Bento do Mato, Évora, em 27.07.1972 e de quem teve 2 filhos, acaba de anunciar a sua candidatura à Presidência da República.
 
Estamos a falar de alguém com uma formação moral e cívica acima da média, alguém que nesta nossa sociedade tão carente de valores, pode ser tomado como arquétipo comportamental dos portugueses. Foi um aluno brilhante e é, sem dúvida, um reputado Professor Catedrático.
 
As pessoas intelectualmente honestas e bem formadas, independentemente da raça, cor, sexo, cultura, ideologia, crença religiosa ou status social, reconhecem em Marcelo Rebelo de Sousa, um homem com um percurso de vida brilhante, inteligente, educadamente moderado, que soube sempre  honrar a sua palavra e manter impoluta a sua honorabilidade, ao contrário de muitos daqueles que o insultam  e lhe fazem críticas insidiosas e descabidas, por maldade ou por despeito, muitos dos quais não podem exibir o seu sinuoso percurso de vida como exemplo para ninguém.
 
São estas pessoas intelectualmente honestas e bem formadas, felizmente a maioria, que acham que o Professor Marcelo, licenciado em direito e Doutor em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, deve ser o próximo Presidente da República, por lhe acharem competência, bom senso e inteligência para realizar um excelente mandato presidencial, convictos que estão da sua isenção e capacidade para gerar diálogo, harmonia e os necessários consensos que melhor sirvam Portugal.
 
Marcelo Rebelo de Sousa, no actual quadro político e tendo em conta as personalidades que apresentaram a sua candidatura à Presidência da República e aquelas que já anunciaram que pretendem fazê-lo, é a escolha mais acertada, tendo em conta tudo quanto atrás foi escrito mas também porque é conhecedor e profundo estudioso da Constituição da República, tem experiência política, já foi Presidente do PPD/PSD e a sua enorme sabedoria será muito útil para poder influenciar e fiscalizar o governo nas diferentes pastas da governação, tendo sempre em conta os superiores interesses de Portugal e o bem-estar dos portugueses.
 
O passado brilhante de Marcelo Rebelo de Sousa é a maior garantia para os portugueses de que vai ser um bom Presidente da República, função onde vai poder usufruir de toda a experiência adquirida ao longo da vida, pelo facto de ter sido, entre muitas outras coisas:
  • Jornalista - Director do Jornal Expresso e Semanário
  • Jurisconsulto (Pessoa que conhece as leis e dá pareceres sobre questões de direito);
  • Comentador Político mas também de outras áreas do País e do Estrangeiro;
  • Universidade Nova de Lisboa;
  • Presidente do PPD/PSD;
  • Prof. Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Universidade Católica e Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro para os Assuntos Parlamentares do VIII Governo Constitucional;
  • Deputado à Assembleia da República;
  • Membro do Conselho de Estado;
  • Deputado Europeu e Vice-Presidente do Partido Popular Europeu;
  • Vereador da Câmara Municipal de Lisboa;
  • Presidente da Assembleia Municipal de Cascais;
  • Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto;
 Perante tão notável e tão vasto curriculum, pergunta-se: quantos portugueses estarão em condições de se candidatar ao mais alto cargo da nação com um curriculum equivalente?

Marcelo Rebelo de Sousa ponderou muito bem a decisão de avançar com a sua candidatura e segundo o próprio, não foi uma decisão fácil, tendo em conta aspectos de ordem familiar e também a multiplicidade de actividades que preenchem a sua vastíssima actividade profissional,  com as quais se identificava completamente e as desempenhava com grande prazer e empenhamento.

Na verdade, compreendemos que não tenha sido fácil ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa abandonar, de um momento para o outro, uma actividade profissional tão vasta e de que tanto gostava. Porém, sendo embora uma decisão difícil, foi uma decisão acertada e os portugueses reconhecem o altruísmo do gesto e agradecem tão difícil decisão, em nome dos superiores interesses de Portugal

Obrigado Professor Marcelo.

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, neste Mundo onde, infelizmente, tudo é visto com uma certa parcialidade, cada candidato puxa pelos seus galões.

Se um individuo é do Benfica, diz que o mesmo é o maior de Portugal e do Mundo.

Se uma indivíduo é do PS diz que o seu Partido é o melhor cá do sítio.

Aliás, a Exma Senhora Dra MBR, na apresentação da sua candidatura, já disse que, ao contrário da Regulação, que é toda nomeada (Digo eu, não sei para quê) o Snr Presidente da Republica, não é nomeado.

E, esta bicada, foi direitinha para o Exmo Senhor Dr MRS.

Na minha opinião, que não vale nada, colocando as qualidades e competências destes dois candidatos e dos restantes doze, nos pratos da Balança, acho que este Jurista, ganhava com muitos muitos de vantagem.

Devo dizer que isto não é uma ciência exacta.

Nem sempre, quem ganha no Campo, leva os três pontos para casa!
Laranjeiro, 14-10-2015