domingo, 11 de dezembro de 2016

PRIMEIRO DERBY LISBOETA DA ÉPOCA DEU ENCARNADO!

Imagem retirada do Google

O Benfica redimiu-se dos últimos maus resultados e cobrou a factura ao Sporting, ganhando o derby lisboeta por 2-1 e repondo a vantagem de 5 pontos que se verificava antes do jogo com o Marítimo, na jornada anterior; com este resultado, o Sporting foi relegado para o 3º lugar da classificação por troca com o Futebol Clube do Porto que foi ganhar confortavelmente a Vila da Feira por 4-0.

Afinal, no que diz respeito aos grandes clássicos entre os eternos rivais da capital na era de Jorge Jesus como treinador do Sporting, parece que as coisas estão a mudar. Na época anterior, os encarnados, depois de quatro derrotas consecutivas com o Sporting, acabaram por alcançar uma vitória no terreno do adversário, no jogo da segunda volta da Primeira Liga, com a qual chegaram ao 1º lugar da classificação, a qual lhes garantiu a conquista do Campeonato e do TRI; por outro lado, esta época, seguindo o Benfica em primeiro lugar com 2 pontos de vantagem sobre o seu rival, este jogo da primeira volta era importantíssimo para as duas equipas, no primeiro caso porque uma vitória  do Benfica consolidaria a sua posição de líder e no segundo, porque um triunfo do Sporting anularia a desvantagem para o rival e alcançaria a tão ambicionada liderança com 1 ponto de vantagem sobre o Benfica.

A avaliar pelos comentários ao jogo, parece que o mesmo foi equilibrado e que qualquer dos 3 resultados possíveis em futebol (1x2), poderia ter acontecido. Houve oportunidades de golo para as duas equipas e falhanços clamorosos em situações de golo iminente. Mas desta vez a sorte pendeu para o lado dos encarnados como já tinha beneficiado os leões noutras ocasiões.

Os comentaristas também elogiaram a qualidade do jogo, dizendo que foi bem disputado e intenso, daqueles jogos que fazem vibrar os espectadores nas bancadas e fazem do futebol o desporto mais apreciado no mundo.

Ainda não terminou a primeira volta. A classificação actual ainda não é relevante quanto ao possível vencedor do Campeonato. A vantagem de 4 pontos para o Futebol Clube do Porto e 5 para o Sporting não faz do Benfica campeão. De um total de 34 jogos, apenas estão realizados 13; faltam 21 jogos e ainda estão 63 pontos em disputa; acredito que os três grandes ainda vão todos perder pontos. Será campeão aquele que somar menos desaires.

Porém, 4/5 pontos de vantagem dão algum conforto e até o velho ditado diz que "candeia que vai à frente alumia duas vezes".

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Parece que nem sempre o azar anda com o Glorioso.

O que se passou na Época passada, foi uma coisa fora do comum.

Eu ainda conseguia entender tamanho desastre, se fosse no tempo dos CINCO VIOLINOS, mas, actualmente, não passava pela cabeça de qualquer mortal!

O Futebol, para o bem e para o mal, tem destas coisas.

Neste Jogo, em concreto, como diz o outro, o SLB apenasmente, foi mais eficaz, porque, em Jogo jogado, parece que o SCP jogou mais.

Este Desporto é muito parecido com os Jogos do azar, o que é preciso, muitas vezes, é ter um pouco de sorte misturada com a luta e com o querer.

Por exemplo, na Madeira, o Benfica, não merecia, nunca, ter perdido.

Só que, para uns ganharem têm que os outros, perder.

Eu acho que, só quando a Bola for quadrada, é que as coisas mudam!

Finalmente, não gostei, mesmo nada, da parcialidade dos Dirigentes dos Leões, nas suas declarações.

Também não gostei dos estragos que, mais uma vez, os Adeptos provocaram no Estádio da Luz.
Laranjeiro, 12-12-2016