sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

GESTIFUTE - ALGUNS JOGADORES E TREINADORES INVESTIGADOS POR SUSPEITA DE FUGA AO FISCO

Resultado de imagem para Gestifute
Imagem retirada do Google

A GESTIFUTE é uma empresa de Jorge Mendes, fundada em 1996, que se dedica à gestão de carreiras de profissionais desportivos. Este empresário teve uma ascensão meteórica, alcançando grande sucesso, ano após ano. Foi considerado o melhor agente do mundo em 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 pelo Globe Soccer, com os votos dos empresários reconhecidos pela FIFA (EFAA) e dos Clubes Europeus de Futebol (ECA). Ainda a nível de reconhecimento, a GESTIFUTE foi considerada em 2009 e 2012 pelo portal Futebol France, a maior agência de jogadores do mundo e Jorge Mendes o mais bem-sucedido agente de jogadores do mundo.

Por outro lado, em 2012, como reconhecimento da competência, dedicação, capacidade de trabalho e espírito empreendedor do mais bem-sucedido empresário desportivo do mundo, foi agraciado pelo governo português com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo. Aos olhos dos portugueses, Jorge Mendes é um empresário exemplar e seria uma enormíssima decepção se se viesse a constatar o contrário.

Tendo a Gestifute e o seu líder atingido um tão alto grau de notoriedade mundial, pelos excelentes resultados alcançados na gestão de grandes jogadores e treinadores mundiais, confesso que tenho alguma relutância em acreditar nas notícias divulgadas pelo Football Leaks e que têm vindo a público relativamente à fuga aos impostos por parte de alguns dos seus representados, entre os quais se incluem Cristiano Ronaldo e José Mourinho.

Todos sabemos que mesmo os mais perfeitos e sofisticadíssimos esquemas de fuga aos impostos acabam sempre por ser descobertos. Afinal, são todos bons enquanto duram mas depois de descobertos, em muitíssimos casos, são ruinosos para as empresas e para os seus líderes, os quais, para além de terem de prestar contas perante a justiça, perdem toda a credibilidade aos olhos do mundo. É caso para dizer que "o crime não compensa".

Esperamos todos que as notícias de fuga aos impostos não se confirmem porque se elas tiverem efectivamente algum fundamento, será  escandaloso verificar que alguém que factura anualmente milhões de euros, se exime ao cumprimento dos seus deveres fiscais para com as Finanças do País onde foram ganhos.

Que a justiça faça o seu trabalho e seja capaz de investigar com rigor toda essa gente que se serve de esquemas mafiosos e fraudulentos para fugir aos impostos. É ética e moralmente reprovável tal prática.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Sempre ouvi dizer: Não há fumo sem fogo.

Na terra onde viveres, faz como vires fazer.

O Homem é ambicioso por natureza, logo, nunca está satisfeito.

O cabo dos trabalhos, é quando essa ambição, desmedida, sem limites, é descoberta.

De facto, para uma figura como este Senhor, se for verdade, é muito complicado para ele, Jogadores, Treinadores e, até, para o nosso País!

As altas esferas futebolísticas vão dizer que, em portugal, Desporto e Política, é tudo igual.
Laranjeiro, 09-12-2016