quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

TAÇA DA LIGA

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

Não gosto do formato desta competição, a qual beneficia os chamados "clubes grandes", não permitindo que eles se encontrem e joguem entre si, na fase de grupos, sendo quase impossível aos chamados "clubes pequenos" chegar à final e ganhar a taça, a não ser por mero acaso de sorte, como aconteceu nesta edição da Taça em que o Vitória de Setúbal eliminou o Sporting e o Moreirense afastou o Futebol Clube do Porto. Porém, dificilmente o Vitória de Setúbal e o Moreirense, em circunstâncias normais e sem os "casos" ocorridos nos dois jogos que prejudicaram dragões e leões, voltarão  a cometer semelhante proeza.

Mas há outro pormenor não menos importante que deve merecer a atenção dos dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol e que se prende com o local destinado à realização dos jogos da Final Four, o Estádio do Algarve que fica a grande distância da área de implantação dos clubes em prova.

Nesta edição, tendo sido apurados para a Final Four o Benfica, o Braga, o Vitória de Setúbal e o Moreirense, verificamos que Braga e Moreirense fazem uma deslocação de cerca de 600 quilómetros,  e Benfica e Vitória de Setúbal, cerca de 300.

Ora, obrigar os adeptos das equipas do norte do País a fazer viagens de 600 quilómetros para ver a sua equipa jogar, não creio que seja uma boa decisão dos responsáveis da Liga. A melhor solução, seria designar o local para a realização da Final Four, depois de conhecer as equipas apuradas, procurando que o mesmo se situe aproximadamente a meio caminho entre os clubes.

Uma medida destas, levaria ao Estádio mais espectadores e tornaria esta festa desportiva da Taça da Liga mais empolgante, vibrante e espectacular. Futebol com o Estádio vazio, como aconteceu nestes 2 jogos da Final Four, é tristonho e entediante e até os jogadores se sentem contagiados por esse ambiente, sem os gritos, as palmas e a vibração dos espectadores a assinalar as grandes jogadas, as faltas, as más decisões do árbitro, os golos e as bolas na barra e na trave.

Acabo de saber o resultado do jogo Moreirense/Benfica e a surpresa não podia ser maior. A equipa de Moreira de Cónegos está a ganhar por 3-1, a cerca de 8 minutos do final do jogo. A verificar-se este resultado, mais um "grande" é afastado por um "pequeno", nesta edição da Taça da Liga, indo disputar-se a final entre o Sporting Clube de Braga e o Moreirense, mas a minha opinião mantem-se. 

É bom para o futebol português que estes resultados aconteçam com mais frequência porque isso é sinal de que o futebol português está a evoluir e já não há jogos fáceis, com prognósticos antecipados.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Eu também não gosto do formato em que é jogada esta Taça.

Não consigo entender quem é que eles querem favorecer!

O grande mal disto e de outras coisas mais, é continuarem a colocar Pessoas em lugares, para os quais, não há qualquer competência.

Porque, esta ideia de ir fazer uma Final a quatro, na Província do Algarve, não lembra, nem ao Snr Trump!

Efectivamente, sobretudo nas chamadas Equipas grandes, há muita diferença, haver ou não haver, muitos Adeptos e Simpatizantes, nos Campos!

De facto, também fiquei muitíssimo decepcionado com o Treinador do Glorioso e com a Equipa.

Ele não podia, nunca, pagar desta forma, a Renovação do Contrato!

Isto vai-lhe trazer, a ele e ao Grupo, grandes dissabores, num futuro muito próximo.
Laranjeiro, 27-01-2017