segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

INACREDITÁVEL!!! 8 BILIONÁRIOS ACUMULAM TANTA RIQUEZA COMO METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL!!!

Os oito bilionários e suas fortunas



Imabem retirada do Google

Inacreditavelmente, a notícia é verdadeira!!! Segundo um relatório da organização sem fins lucrativos OXFAM, apenas 8 bilionários possuem a mesma riqueza que 3,6 mil milhões de pessoas, número que corresponde a metade da população mundial mais pobre!!!

É de facto horrível, desumano e escandaloso o que se passa no planeta terra! 8 bilionários têm mais riqueza do que metade da população mundial e apenas 1%, acumula mais riqueza do que toda a população mundial!!!

Aprecio a liberdade e a livre iniciativa. Aceito que haja ricos, menos ricos e pobres, em função do que cada um é capaz de produzir e realizar ao longo da sua vida de trabalho. Porém, não concordo que se crie riqueza de forma desonesta e à custa da exploração humana, pagando salários de miséria àqueles que contribuem com o seu trabalho para a criação dessa riqueza e fugindo ao pagamento dos devidos impostos.

Compreendo e aceito que quem investe num projecto empresarial queira ter sucesso e lucros. Mas a partir de um determinado patamar de riqueza, o dinheiro devia servir, uma parte para distribuir pelos funcionários e outra devia ser encaminhada para fundos criados especificamente para o combate à pobreza, de molde a acabar com a fome de tantos milhões de pessoas nos mais diversos pontos do Globo.

Não é justo que uns quantos se banqueteiem todos os dias, durante os 365 dias do ano, usufruam de mansões de sonho, carros topo de gama, iates de luxo, aviões, roupas caríssimas e toda a espécie de mordomias e uma parte substancial da população mundial não tenha um pouco de água para matar a sede e um pedaço de pão para mitigar a fome.

Se a sociedade, no seu todo, fosse mais justa, mais humana, mais solidária e dotada de coração mais  dócil, sensível e altruista, serviria de exemplo e ajudaria a que também esses bilionários o seguissem, porque numa sociedade onde a esmagadora maioria das pessoas é sensível e solidária a determinada causa, também os bilionários se sentiriam desconfortáveis se o não fossem e acabariam por alterar a sua forma de actuar para com os seus funcionários e para com as pessoas pobres que em todo o mundo precisam de ser ajudadas.

É terrivelmente desumano verificar que 99% da riqueza mundial está na posse de 1% da população e que essa gente esbanja diariamente em futilidades e vícios sumptuosos, desnecessariamente, recursos económicos tão astronómicos que dariam para acabar com a fome no mundo e proporcionar a esses seres humanos uma vida menos trágica e mais digna.

Vivemos num mundo extremamente selvagem onde os homens se comportam como ferozes animais, onde prevalece a lei do mais forte e onde os mais fracos são devorados sem dó nem piedade.

Tendo nascido há mais de 60 anos, já vi tantas coisas más que nunca imaginei ver. E, sinceramente, vendo o rumo tortuoso que leva o mundo, tenho receio de que coisas ainda muito piores venham a acontecer.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, isto vem, mais uma vez, demonstrar que, quanta mais Paz o Homem quiser, mais Guerra irá ter.

É sabido que estas, ASTRONÓMICAS, Fortunas ou parte delas, são arranjadas devido à exploração do Homem, pelo seu semelhante.

Ninguém, salvo algumas excepções, a trabalhar, pagando todos os Impostos e valorizando o trabalho das Pessoas que emprega, arranja tantos BILIÕES!!

Eu não acho, de maneira nenhuma, justo e moral que, por exemplo, os Filhos destes Senhores, gastem Milhares de Euros/Dólares, diariamente, nas Boites, Casinos e não só, e, em contra partida, terem uma grande parte dos Trabalhadores a ganharem o Ordenado Mínimo.

Depois,triste exemplo deste País, quando é decretado um aumento que nem dá para um Café/Dia, é o escravo que tem que o pagar.

Mesmo assim, para mim, a culpa é dos Governos, ao aceitarem todas as imposições destes grandes Grupos económicos.

Eles não governam para os seus Povos. Eles governam para salvaguardar o seu (Deles) Futuro.
Laranjeiro, 18-01-2017