sábado, 11 de fevereiro de 2017

PORTUGAL ACOLHE DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS

Resultado de imagem para judeus sefarditas portugueses
Imagem retirada do Google

Os judeus sefarditas foram vítimas de grandes atrocidades no século XV, há mais de cinco séculos, pela mão de D. Manuel I, ao promulgar o célebre Édito de Expulsão. Embora o rei reconhecesse a enorme importância da comunidade judaica na economia do reino e não estivesse muito de acordo com a sua expulsão, o facto é que, pressionado pelos Reis Católicos, em face de uma cláusula do seu próprio casamento com a princesa D. Isabel, não lhe restavam muitas outras alternativas. Mesmo assim, o Rei ainda tentou amenizar esta ordem, decretando que todos os judeus que aceitassem receber o baptismo, tinham liberdade para permanecer no reino. Porém, os que recusassem, teriam que abandonar o reino no prazo de 10 meses, findo o qual, ficariam sujeitos à pena de morte e ao confisco dos bens. Foi nesta época que muitos judeus, para escaparem à perseguição e à morte, se converteram ao cristianismo, passando a designar-se por "Cristãos Novos".

De referir que a existência dos judeus em Portugal, remonta à fundação do Condado Portucalense, tendo atingido até ao século XV grande poder social e económico, razão pela qual eram mal vistos, vítimas da cobiça e da inveja da população, acusados muitas vezes injustamente aos inquisidores por actos que não cometeram, acabando por ser queimados na fogueira ou enforcados.

Mas o que me despertou mais a atenção relativamente aos judeus sefarditas, foi a notícia do "CM" pela qual fiquei a saber que já foi publicado o Decreto-Lei nº 30-A/2015 de 27 de Fevereiro que permite aos sefarditas de origem portuguesa, que possam comprovar a sua descendência, obterem a nacionalidade por naturalização, uma medida governativa que repõe alguma reparação histórica.

Essa notícia do "CM" dava ainda conta que após a publicação do referido DL, apareceram imediatamente milhares de candidatos que encaminharam os seus pedidos para a Comunidade Israelita do Porto e Lisboa, provenientes dos mais diversos países do mundo.

Surpreendente, ou não! Mesmo sabendo que os seus antepassados foram vítimas de maus tratos e sofreram os horrores da Inquisição, ainda assim, milhares de descendentes dos judeus sefarditas estão interessados em adquirir a sua nacionalidade, apenas porque é essa a sua origem e a pátria dos seus antepassados!

Para Portugal cuja densidade populacional vem decrescendo de ano para ano,  é bom receber essas pessoas, as quais serão bem recebidas e bem tratadas, ao contrário dos seus antepassados, certos de que virão acrescentar mais cultura e mais peso económico ao País.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, sendo Portugal, um País de brandos Costumes, Tolerante e acolhedor, não se compreende porque é que seguiu, em relação aos Judeus, a mesma política de EXPULSÃO ou MORTE, que seguiram outros Países!!!!!!!

Pelo que eu conheço dos Judeus, se esta Barbaridade não se tivesse passado, Portugal, embora em tamanho mais pequeno, podia ser como os USA ou o próprio Estado de Israel.

Digo isto, porque os maiores Cérebros, não Área da Ciência, que trabalham na América do Snr Trump, são de origem Judaica.

Para compensar, agora, estamos a receber Refugiados que também lutam contra os Judeus e contra nós e a Europa em geral.

Mas eu também reconheço e compreendo que sempre existiram e continuarão a existir, em tudo, excepções.

Infelizmente, no Século XXI, ainda se continua a praticar esta política discriminatória.

Ainda é bem que nós, agora, temos uma Democracia!

Agora, cada um, menos eu, pode ser e fazer aquilo que quer. Viva a Liberdade!
Laranjeiro, 12-02-2017