domingo, 15 de outubro de 2017

OPERAÇÃO MARQUÊS - FOI FINALMENTE DEDUZIDA ACUSAÇÃO CONTRA SÓCRATES E + 27 ARGUIDOS

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

No âmbito da "Operação Marquês", José Sócrates foi detido no aeroporto da Portela, vindo de Paris, em Novembro de 2014, tendo permanecido na prisão durante 9 meses. Vai portanto a caminho de 4 anos que se deu esse soberbo e inédito acontecimento em Portugal: a justiça, finalmente, arranjava coragem para enfrentar os poderosos deste País!

Durante estes quase três anos, tenho seguido o processo com alguma atenção e ouvido e lido as notícias que ao mesmo se referem. Nunca outro processo judicial em Portugal teve tanta notoriedade e profusão de notícias ao nível da imprensa escrita e falada (jornais, revistas, redes sociais, rádios e televisões), como este.

As notícias têm sido tantas e tão pormenorizadas que a serem verdadeiras, qualquer cidadão que pense pela sua cabeça, já terá formado uma opinião acerca dos crimes cometidos e atribuídos pelo Ministério Público aos arguidos.

Durante estes 3 últimos anos, a defesa do antigo Primeiro-Ministro passou o tempo a negar todas as acusações que eram noticiadas na imprensa e a afirmar que o Ministério Público nunca iria deduzir qualquer acusação porque José Sócrates não cometeu qualquer crime e que estava a ser vítima de perseguição política. Aliás, os advogados de defesa e o próprio Sócrates tiveram, ao longo do tempo, palavras muito duras para com o Ministério Público, muitas vezes roçando o insulto e atingindo a honra dos magistrados.

Pois bem, o Ministério Público, contrariando o prognóstico da defesa do antigo Primeiro-Ministro, acaba de deduzir acusação contra Sócrates, acusando-o de ter "ganho 34 milhões de euros de forma ilegal, através de um esquema que mascarou dinheiro vindo dos grupos Lena, Espírito Santo e Vale de Lobo", atribuindo-lhe um total de 31 crimes: 3 crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, 9 de falsificação de documento e 3 de fraude fiscal qualificada.

Esta acusação, segundo a crítica especializada, é muito forte e bem fundamentada, explicando em detalhe todos os crimes. Nesse sentido, será muito difícil à defesa  contrariar  a acusação, pelo que Sócrates está mesmo metido em maus lençóis, de nada lhe valendo resistir e insistir na narrativa da negação

É o próprio Sócrates que nas conversas que manteve com alguns dos arguidos e que foram objecto de escuta, confirma algumas das acusações do Ministério Público. Como vai ele agora desdizer aquilo que disse?

Ninguém em Portugal é trouxa e muito menos os "julgadores" da "Operação Marquês". A justiça tem levado tempo mas quero crer que no actual Ministério Público dirigido por Joana Marques Vidal, nada será como antes quanto aos poderosos. A prova é este mega-processo, do qual constam 28 arguidos, todos eles figuras públicas de relevo.

Pessoalmente, espero que se faça justiça. Se Portugal foi efectivamente vítima da irresponsabilidade dessas pessoas e teve que exigir grandes sacrifícios aos seus cidadãos para o resgatar da bancarrota, então é tempo de ajuste de contas e não de impunidades. O País está de olho nos "julgadores" e vai escrutinar todos os seus actos e decisões até ao final.




1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Eu acho muita piada aos nossos Jornalistas e à Imprensa escrita, em geral, quando falam da Corrupção que há no Brasil e em Angola.

De facto, tendo em atenção, o nosso tamanho, cá existe muita mais Putrefacção e não só, do que nesses Países.

Quanto, como diz o outro, a este Processo em concreto, não dou nada por isto.

Acho que são mais as vozes que as Nozes.

Eu sei que a defesa apregoa, até à exaustão, que isto é tudo invenção, que é um assassinato político, etc, etc.

Eles, ao bater nesta tecla, são capazes de ter algo, que nós desconhecemos, na manga, para deitar toda esta acção judicial, por terra.

Não sei. Já vi muitas coisas parecidas com esta.

Como isto, dizem, é uma Democracia, a única coisa que se pretende, se chegar a existir, é um Julgamento imparcial, justo e sem ódios.

De qualquer maneira, isto acaba por não ser justiça, ou seja, nos USA, por exemplo, resolvem casos como este, em meia dúzia de Meses.

Continuo a dizer: Esta Justiça é muito lenta e muito cara; só serve as Pessoas Ricas e muito Ricas.
Laranjeiro, 16-10-2017