sexta-feira, 20 de outubro de 2017

SURPRESAS MUITO DESAGRADÁVEIS!!!


Limite de velocidade na Av. Santos e Castro: 50 km/hora!!!


Imagens do autor do Blogue

Anteontem, cerca das 14,40 horas, quando seguia pela Avenida Santos e Castro, no sentido Alta de Lisboa/Segunda Circular, com destino à Rua Marquesa de Alorna em Alvalade, a transportar os meus netos ao cabeleireiro, tive uma surpresa muito desagradável.

Durante alguns segundos, verifiquei pelo espelho retrovisor que um carro de côr escura se mantinha atrás de mim, a cerca de 200 metros de distância. Não desconfiei de nada e continuei a viagem a cerca de 115/120 kms/hora. Quando vou a entrar na última curva antes de chegar ao nó das Calvanas, verifiquei que o tal carro que seguia atrás de mim se aproximou com o "pirilampo" ligado e um dos agentes a fazer sinal para encostar.

O carro descaracterizado, não sei de onde apareceu porque eu não o ultrapassei e se assim foi, uma vez que eu ia a cerca de 120 kms/hora, para me alcançar teve que atingir uma velocidade de mais de 150 kms/hora, sem qualquer tipo de sinalização e, por isso mesmo, também em transgressão. Para fazer o que foi feito, esta patrulha da polícia teria que assinalar "marcha de urgência" desde o início da perseguição mas apenas o fez quando se aproximou da minha viatura.

Independentemente do ocorrido, estamos a falar de uma via rápida com separador central e três faixas de rodagem em cada sentido. Junto a esta Avenida não há casas de habitação, não há empresas e não existem passadeiras para peões. De um lado fica a fronteira com o aeroporto, com vedação a todo o comprimento e do outro, até ao Eixo Central, ficam terrenos,  ainda a monte.

Esta Avenida não tem qualquer tipo de sinalização, tanto na entrada norte como na entrada sul. Quase todos os dias faço uma ou duas viagens nela e nunca viajei a menos de 80/90 km/hora. Sempre pensei que a velocidade limite fosse, no mínimo, 80 km/hora. Pois bem, fiquei a saber que a velocidade autorizada na Avenida Santos e Castro, é 50 km/hora! Fiquei estupefacto, porque não se trata de uma via dentro da cidade, nem tão pouco causa qualquer perigo às pessoas.

Pois meus amigos, a velocidade que foi registada nem sequer condizia com a velocidade a que eu ia. Eu ainda protestei mas o agente logo me sossegou: Olhe, senhor condutor, tanto faz 115, 120, 130 ou 140 km/hora, porque cometeu uma infracção ao código de estrada "muito grave" quando ultrapassou os 111 km/hora e, nesse sentido, o valor dessa infracção é de 500 euros.

Fiquei sem palavras. Caíram-me os tomates ao chão. Não valia a pena reclamar nem pedir clemência, embora estivesse revoltado com aquele tipo de actuação para caçar multas. Portanto, depois de articular algumas palavras de circunstância, peguei no cartão de crédito e prontifiquei-me a pagar.

Meu Deus, nessa Avenida, no sentido norte/sul, com o carro em ponto morto, é necessário travar para não se ultrapassar os 50 km/hora.

Sinceramente, isto é uma brincadeira de mau gosto mas é também, acima de tudo, o resultado de muita incompetência por parte de quem tem a responsabilidade de apurar as condições e definir os "limites de velocidade".

Já vivi em Países onde as polícias ajudam os cidadãos de bem. Em Portugal, é tudo ao contrário. Para os marginais, Portugal é um paraíso.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Assim é, efectivamente, este País está bom para os marginais, porque, as Pessoas honestas e educadas, não se safam.

Claro que o Exmo Senhor Autor, se houvesse justiça, fosse rápida e barata, ainda podia recorrer mas, como faltam estes três ingredientes, o cozinhado muito dificilmente iria passar no exame de Culinária.

Por outro lado, se o Exmo Snr Automobilista, não viu nenhum sinal de limite de velocidade, a isto chama-se prepotência e abuso de Autoridade.

De facto, este Rectângulo está cheio de contradições, onde se pode, sem qualquer perigo, andar a 120KH, anda-se a 50KH, e onde se devia limitar ao mínimo, a velocidade, por vezes, colocam sinais para o máximo.

Isto está relacionado com a colocação das Pessoas, nestes lugares, não por conhecimento mas sim por compadrio!

Depois, é palavra de Rei, ou seja, se um Cidadão se armar em Menino muito SOFT, não lhe vale de nada, argumentar, porque eles não voltam com a palavra atrás.

Eu estou convencido que, se deixasse ir a Multa para Tribunal, não a iria, nunca, pagar.
Laranjeiro, 20-10-2017