quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SECA IMPLACÁVEL - FALTA ÁGUA EM MUITAS REGIÕES DO PAÍS

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

A água é essencial e imprescindível no quotidiano do ser humano. A água é fonte de vida, sem ela, rapidamente acabaria a vida no planeta terra.

A prolongada seca que teve início na primavera, atravessou todo o Verão e persiste em pleno Outono, esvaziou daquele líquido precioso a maioria das albufeiras espalhadas pelo País, colocando em grave situação de seca as populações de várias regiões do País.

Esta grave situação de falta de água, que se repete quase todos os anos, significa que o armazenamento feito durante o período das chuvas, é manifestamente insuficiente. A razão principal é, sem dúvida, a falta de empreendimentos que permitam um bom aproveitamento da água da chuva.

Chegados a esta conclusão, vou referir o exemplo de uma barragem que deixou de ser construída, depois de aturados estudos e muitos milhões de euros gastos, porque uns ambientalistas geniais decidiram que umas gravuras rupestres do período Paleolítico Superior são mais importantes do que abastecer uma qualquer área do território português de água suficiente para consumo das suas populações.

Não haveria forma de copiar e estudar aqueles desenhos sem inviabilizar a construção de tão importante e necessária barragem para aquela zona do País? É que tal empreendimento se tivesse sido construído, teria acrescentado riqueza, fartura de água e desenvolvimento àquela região carenciada do distrito da Guarda, ao contrário do que aconteceu com a opção da preservação das gravuras, tomada pelos governantes da altura.

Portugal necessita de armazenar muita mais água nas diferentes regiões do País e, para isso, os governantes têm que mandar construir mais barragens, mesmo com a oposição dos ambientalistas, porque é aos governantes que cabe a responsabilidade de resolver o problema da falta de água que se vem verificando, ano após ano.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, o mais lamentável, ainda, é o facto de os fenómenos que estão a acontecer, de Secas e Chuvas extremas, devido às alterações climatéricas por causa de tanta Poluição que os Homens provocaram e continuam a provocar, a todos os níveis e, depois, vir um presidente dos USA, dizer que é tudo invenção, só para favorecer os Chineses!!!

Afinal, este EXPERT, deveria lembrar-se que, actualmente, os maiores poluidores do Mundo, são os USA e a China.

Contudo, como o Exmo Senhor Autor e muito bem, diz, primeiro o bem estar das Populações e, a seguir, as Pinturas ou Desenhos Rupestres.

Se nós tivéssemos o engenho e a arte, dos Israelitas, com tanto mar a dez metros das nossas Casas, não tínhamos este, grave, problema.

Se não houvesse tanta gente a querer ir ao pote, com o tamanho que nós temos, até podíamos regar o País todo, porque, nós temos óptimas condições para o fazer.

Com esta Seca, não sei como é que as Pessoas que ficaram sem nada por causa dos Fogos vão, mais uma vez, gerir a esta situação de Miséria como nunca vista.

Os Fogos, são devidos, sobretudo, a interesses económicos, em larga escala mas, em princípio, a falta de Água, não é o poder económico que a controla pelo menos, por enquanto!
Laranjeiro, 05-10-2017