terça-feira, 21 de abril de 2009

A PUBLICIDADE À BANCA


Se a publicidade aos Bancos que passa nas diferentes estações de televisão, rádio e imprensa escrita, causasse tanto nojo e indignação a todos os portugueses como me causa a mim, então eu diria, com propriedade que a mesma não inspira qualquer grau de credibilidade e é até contraproducente.
Vender gato por lebre, foi táctica em que os Bancos apostaram e utilizaram até ao descalabro financeiro que ocorreu durante o ano de 2008, devido à prática de negócios de alto risco e muitas vezes fraudulentos que puseram na miséria milhares e milhares de aforradores que nunca lhes passou pela cabeça que o Banco a quem confiaram as suas economias pudesse actuar de forma tão irresponsável e criminosa.
Como poderá um aforrador voltar a ter confiança em instituições que desgraçaram as suas vidas e que se entregavam a práticas de compadrio, corrupção, negócios fraudulentos e desfalques em proveito próprio, familiares e amigos?
Como pode um aforrador acreditar na publicidade dessas instituições, sem esboçar um sorriso irónico e proferir um palavrão?
Ninguém poderá ficar indiferente ao que se passou na Banca e tenho a certeza que, no futuro, os portugueses irão ser muito mais desconfiados, rigorosos e exigentes no seu relacionamento com as instituições bancárias, não lhes entregando as suas economias e os seus negócios de forma tão cega, passando a dar também menos importância à sua publicidade enganosa.
Depois dos escândalos financeiros protagonizados pela Banca, ficará a certeza de que a relação com os clientes nunca mais será como dantes e, consequentemente, a publicidade jamais terá o mesmo impacto porque quem apregoa uma coisa e faz outra, não merece qualquer tipo de credibilidade e respeito.

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