domingo, 2 de outubro de 2011

SIS??? INACREDITÁVEL!!!



Imagem retirada do Google

A palavra SECRETO quer dizer em português, entre outras coisas, "que está oculto, que está em segredo; ignorado, incógnito, não divulgado; escondido, encoberto, não revelado, não sabido, desconhecido". Portanto, o que é secreto é para não ser divulgado e consequentemente para não chegar ao conhecimento do cidadão comum.

Em Portugal, o termo, embora conste no dicionário com esse significado, na prática, tem uma utilização completamente oposta, porque tudo quanto é classificado de SECRETO é imediatamente divulgado e escarrapachado nos diferentes órgãos de comunicação social. Acontece assim a todos os níveis e todos estão lembrados com o que se passa, por exemplo, com os processos judiciais que se encontram em segredo de justiça. As fugas de informação são constantes e obedecem a esquemas bem montados do interesse dos litigantes.

Em Portugal existe uma organização denominada "Serviços de Informações de Segurança" (SIS) que tem a enorme responsabilidade de garantir o sistema de segurança interna e desempenhar um papel fundamental na prossecução do interesse público, permitindo antecipar ameaças e prevenir riscos assessorando, nessa matéria, a tomada de decisão pelos competentes decisores políticos.

Se é este o papel do SIS, porque diabo acaba de ser divulgado um relatório confidencial que prevê a maior contestação social dos últimos 30 anos e que devido às fortes medidas de austeridade e ao constante agravamento das condições de vida de centenas de milhar de portugueses, podem ocorrer tumultos semelhantes aos que se viveram no tempo do PREC?

Francamente! A quem interessa a divulgação de um relatório desta natureza? E com que intenção é divulgada esta matéria sigilosa?

Será por cobardia das forças de segurança ou, pelo contrário, um apêlo à insurreição?

Manusear matérias tão sensíveis e perigosas com tão elevado nível de leviandade, irresponsabilidade e insensatez, pode dar origem a resultados inesperados que provavelmente nunca teriam lugar sem a ajuda de uma tão grande campanha publicitária!

A prática destes actos tem sempre uma origem ou proveniência, seria bom que o responsável ou responsáveis fossem identificados e sofressem as respectivas penalizações para que outros não lhe sigam o exemplo.

A divulgação deste relatório, para além de um acto estúpido, é também a confirmação da ineficácia, incapacidade e incompetência das nossas organizações governamentais no cumprimento das atribuições que lhes estão confiadas e, por isso mesmo, o País está no caos, como consequência do mau trabalho (péssimo trabalho) de muitas dessas organizações.

A IMPUNIDADE em Portugal para governantes, políticos e agentes do Estado é de tal forma escandalosa que, para mal dos nossos pecados, funciona como forte incentivo ao cometimento das mais disparatadas infracções e aumento constante dos prevaricadores.

Depois de 38 anos do chamado "período democrático", não será tempo de aparecer alguém com tomates, capaz de pôr côbro a tantos anos de bagunça?

2 comentários:

Smareis disse...

Oi Amigo, bem interessante seu texto. Aqui no Brasil a coisa também é assim. Não sei se alguém consegue da jeito nisso algum dia. Abraço!

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Já disse, várias vezes, que as Palavras, sobretudo depois do vinte e cinco de Abril, têm outro significado.

No entanto, isto leva-me a outra coisa, muito engraçada: O que se está a passar com o signifado das Palavras, não terá a ver com algo escondido, que nós desconhemos, relacionado com o novo Acordo Ortográfico?

O Acordo Ortográfico tem tantas coisas más que, na volta, tem mais esta, escondida!!!!!!!

05-10-2011