quarta-feira, 20 de março de 2013

"QUERO UMA IGREJA POBRE, PARA OS POBRES"



FOTO RETIRADA DO GOOGLE

O Papa Francisco I cativou a minha simpatia desde a primeira aparição em público, pela sua simplicidade, humildade, bondade e desprendimento, marcas que deixou bem vincadas na forma como anunciou ao mundo que "deseja uma Igreja pobre, para os pobres".

Pelas decisões que lhe vi tomar nestes primeiros dias do seu pontificado, não restam dúvidas que as palavras correspondem às acções e foram do agrado de todos os crentes, católicos e não-católicos.
 
O Papa Francisco fez questão de abdicar e colocar de lado uma certa sumptuosidade usufruída pelos seus antecessores, bem como das tradicionais honrarias que o cargo prevê, merecendo especial referência as seguintes alterações:
  • Em vez de entrar pela porta principal da Basílica, triunfante, o Papa preferiu uma das entradas laterais. Já no seu interior, pediu aos seguranças que não trancassem as portas e ter-lhes-á dito: " A Igreja é de todos".
  • Dispensou as vestes cerimoniais mais elaboradas e passou a usar o hábito branco simples.
  • Preferiu a cruz de prata que usa há anos, em vez da tradicional cruz de ouro do papado.
  • Do mesmo modo, parece ter abdicado do sumptuoso anel papal e continua a usar o seu anel de cardeal.
  • Renunciou à limusina oficial dos papas, preferindo utilizar um simples carro familiar.
  • Até agora, o Papa Francisco tem usado sapatos pretos, em vez do tradicional par vermelho reservado aos papas.
 Por outro lado, o Papa Francisco quis também testemunhar, desde a primeira hora, com o seu exemplo, que o homem deve ser simples e humilde, indo pessoalmente ao hotel onde esteve alojado antes do início do conclave, buscar as malas, fazendo questão de as carregar, pagar a conta e pedir a respectiva factura, "para dar o exemplo".
 
Esta postura do Santo Padre, transmite aos católicos de todo o mundo a esperança das mudanças necessárias na Igreja, de forma a que ela se actualize, acompanhe a evolução das sociedades e seja efectivamente o refúgio e o consolo dos mais necessitados.
 
E o Papa Francisco não tem poupado as palavras para fazer chegar aos representantes da Igreja em todo o mundo os seus propósitos, através de frases como estas:
  • "Quando não se professa Jesus Cristo, professa-se a mundanidade do diabo, do demónio".
  • "Sem Jesus Cristo, podemos ser uma ONG (Organização Não Governamental) piedosa, mas não seremos a Igreja"
  • "Não basta ser padre ou bispo para fazer parte da Igreja. É preciso entrega e sacrifício".
  • "Quando professamos um Cristo sem cruz não somos discípulos do Senhor, somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor".
  • E disse também o Santo Padre: "Jesus nunca se cansa de perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão".
 
O Papa Francisco I, é o primeiro Pontífice não-Europeu em mais de 1200 anos, sucede a Bento XVI, o Papa que resignou, segundo as suas palavras, para bem da Igreja, por entender que não tinha condições físicas para a liderar e exercer com sucesso, o seu ministério.
 
Em breve saberemos se a decisão do seu antecessor foi um gesto magnânimo e "milagroso" para o futuro de sucesso que todos esperamos da Igreja no Mundo, onde tem um papel relevantíssimo a desempenhar.
 

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Realmente, com a actual Ditadura imposta pelo grande Capital, estavamos, mesmo, a precisar de um Papa com esta dimensão humanística!!!!

Efectivamente, este Papa, veio acabar com Séculos de tradição, a qual transmitia, aos Cristãos de todo o Mundo, os piores exemplos de que há memória!!!!!!

De facto, tudo o que a Igreja, até agora, havia feito, não tem nada a ver com o que Jesus Cristo prégou.

É evidente que não faz qualquer sentido, sua Santidade, sentar-se numa Cadeira de Ouro, ou banhada a Ouro!!!! Isto é um grande desprezo pela Miséria dos fiéis de todo o Mundo.

Faço votos para que o rumo, agora, iniciado, seja continuado por este e por futuros Papas, pois este é que é, como é lógico, o caminho certo!!!!
Laranjeiro, 20-03-2013