terça-feira, 5 de março de 2013

MORREU HUGO CHÁVEZ

 
Imagem retirada do google
 
Após imensos rumores de que a doença que atingiu o Presidente da Venezuela se agravara e estaria mesmo em fase terminal, hoje, dia 5 de Março de 2013, o vice-presidente Nicolás Maduro dava razão a esses rumores anunciando a sua morte, aos 58 anos de idade.
 
O Presidente da Venezuela lutava contra um cancro na região pélvica desde Junho de 2011. Sujeitou-se a quatro intervenções cirúrgicas e a tratamentos de radioterapia no País do seu amigo Fidel Castro, mas após pequenos períodos de recuperação, o cancro voltava a reincidir e na última cirurgia surgiram complicações muito graves que não conseguiu superar, acabando a doença por levar a melhor e  roubar-lhe a vida.
 
Hugo Chavez venceu quatro eleições, sempre com vantagens confortáveis e estava no poder desde 1999. A alta finança odiava-o mas o povo idolatrava-o e dava a vida por ele.
 
O povo sabe distinguir os seus beneméritos e, neste caso, ao longo da sua governação e mais ainda durante a sua grave doença, Hugo Chávez pôde contar com esse grande aliado que o apoiou e esteve sempre ao seu lado.
 
Não sendo um verdadeiro admirador de Hugo Chávez, reconheço que se empenhou na melhoria das condições de vida dos mais desfavorecidos e, ao mesmo tempo, combateu os poderosos. Se o não fez da melhor maneira, não estou em condições de fazer essa avaliação. O que posso dizer, é que em traços gerais, sou a favor da sua política: ajudar os pobres e ter a coragem de fazer os ricos e poderosos cumprir as leis.
 
Nesse sentido, tendo em conta todo o bem que fez aos pobres, Deus perdoar-lhe-á alguns excessos cometidos em vida e permitir-lhe-á que goze da paz eterna.
 
Adeus Comandante.
 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Este homem fez história e ficará na história do seu país. Teve uma personalidade forte contra os poderosos e os exploradores do seu país,o que lhe fez ganhar muita popularidade dentro de todas as camadas sociais mais baixas.
Erros teve-os também.
Espero que quem vier a seguir complete o sonho do povo e corrija os erros de Chavez.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Estou 100% de acordo, no que se refere ao que, este Senhor, fez, pelo seu Povo.

Já não estou de acordo, com as artimanhas que o mesmo Senhor, arranjou e inventou, para se manter, indefenidamente, no Poder.

Parece que, o Poder e o Dinheiro, não podem comprar, tudo!!

Quanto à coragem que o Exmo Senhor Hugo Chavez, teve, em relação ao Grande Capital, em favor dos seus Cidadãos, é, de facto, meritório e de louvar!!!!!!

Eu esperava, pelo que nos foi dito, que, pelo menos, os actuais Políticos Portugueses, tivessem a coragem Revolucionária e Política, de fazerem, em Portugal, a mesma coisa!!!!!!

Infelizmente, estão a fazer, precisamente, o contrário!!!!
Laranjeiro, 06-03-2013