quarta-feira, 20 de março de 2013

CHIPRE TAXA DEPÓSITOS SUPERIORES E INFERIORES A 100.000 EUROS!!!



IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Razão tinha o sábio Professor MEDINA CARREIRA quando afirmava, muito antes do pico da crise acontecer que a catástrofe económica era inevitável e que o pior ainda estava para vir.
 
Na verdade, depois de todas as suas péssimas previsões sobre a evolução da dívida pública, economia, desemprego, segurança social, etc., se terem confirmado, eis que chega mais uma notícia aterradora para todos quantos pensavam que os seus depósitos bancários eram intocáveis e nunca seriam objecto de qualquer taxa ou sobretaxa.
 
O governo do Chipre prepara-se para aprovar uma taxa "excepcional" de 6,6% para depósitos inferiores a 100 mil euros e 12,5% para depósitos acima deste valor. Esta anunciada medida originou uma corrida desenfreada dos cipriotas aos bancos, fazendo filas intermináveis nas caixas multibanco, para levantar as suas economias, situação que levou o director-geral do banco Central das Cooperativas a anunciar o congelamento dos depósitos.
 
Esta taxa excepcional sobre todos os depósitos em bancos cipriotas, foi uma imposição das autoridades da Zona Euro e do FMI, em troca de um resgate no valor de 10 mil milhões de euros.

Esta medida, para além de insólita e injusta, é muito perigosa e põe em causa a confiança das pessoas no sistema bancário, destruindo os incentivos de poupança, corroendo o direito à propriedade e dando um péssimo exemplo para a segurança dos depósitos na zona euro; no Chipre, essencialmente e por enquanto, o receio de novos confiscos, poderá provocar uma corrida aos depósitos, logo que os mesmos sejam descongelados.

Toda a gente sabe que quando arde a casa do vizinho, a nossa corre sérios riscos. Quer isto dizer que os restantes países da Zona Euro, especialmente os que foram objecto de resgate, poderão também vir a ser contemplados com a mesma medida.

Pobre Europa, ao que chegaste!

De região mais desenvolvida e evoluída do Mundo, onde os Países proporcionavam aos seus habitantes uma situação económica privilegiada que lhes permitia um acesso fácil aos bens e serviços, passou a uma zona de crise recessiva permanennte em que todos os direitos adquiridos ao longo de décadas pelos cidadãos, estão em causa e o mais trágico, é que a Europa não tem dirigentes à altura para inverter esta situação.

A Europa está de rastos, em decadência, os líderes não se entendem, não há solidariedade, o que é bom para uns é mau para outros e cada um defende os seus interesses.

Esta inimaginável imposição agora decretada ao Chipre de taxar todos os depósitos superiores e inferiores a 100.000 euros, é bem a prova do estado deplorável a que chegou a economia europeia e também o grau de incapacidade dos seus líderes para encontrar soluções eficazes e justas.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Amigo
Estou perplexo com estas notícias. Não tenho depósitos bancários nem reservas em ofshores.
Vivemos os dia a dia tentando sobreviver sem férias, viagens, comida em restaurantes e outros extras.
O meu medo é a ousadia destes mandatários que recebem as ordens e não as contestam...que não defendem os eleitores e que vão valorizar a moeda em detrimento da pessoa...
Para onde caminhamos...????

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Eu também digo: Pobre Europa, o que tu eras e o que tu és!!!!!!

Parece que tem que ser criada uma democracia, sem Partidos.

Destes Partidos e dirigentes, Nacionais e Estrangeiros, não precisamos.

Não sei se V. Excelência, disto tem conhecimento: O Senhor Ministro das Finanças disse que, em Portugal, jamais será lançada esta taxa. Não acredite nisto, pois ele foi um dos que subscreveu este monstruoso roubo, aos Cidadãos Chiprenses, logo, o melhor é precaver-se, pois o mais certo é a TAXA vir, já, a caminho!!!!!!!

Se eu tivesse dinheiro, tirava-o já, dos Bancos!!!!!

Entretanto, a Alemanha, principal culpada desta, triste, situação, já se esqueceu das benesses que lhe foram concedidas, quando passou pela mesma situação.

Eu ando a dizer há muito tempo: A Alemanha perdeu a guerra, no campo Militar mas está cada vez mais perto de a ganhar, financeiramente.

Só não consigo entender como e porquê os restantes Países desta Desunião Europeia, se deixam embalar por esta venenosa canção!!!!!?????
Laranjeiro, 21-03-2013