domingo, 15 de junho de 2014

MUNDIAL BRASIL/2014 - ARBITRAGENS MUITO POLÉMICAS

 
Imagem retirada do Google
 
Não se compreende que os melhores árbitros do mundo produzam exibições tão fracas, com decisões tão desajustadas da realidade dos lances. Até ao momento, a par da equipa espanhola, os árbitros são a grande decepção deste Campeonato do Mundo de Futebol.
 
Nestes primeiros jogos tem-se visto de tudo: golos limpos, anulados e golos sujos, validados; faltas duras perdoadas e faltas normais, marcadas e admoestadas com cartão amarelo e até cartão vermelho. Já vi agressões merecedoras de expulsão que passaram em claro e até já vi ser admoestado o jogador que foi agredido! Já houve várias situações de grandes penalidades claras que não foram marcadas e, ao contrário, já foram marcadas grandes penalidades inexistentes. Estes lances prejudicam claramente umas equipas e fazem com que outras conquistem resultados que não mereciam.
 
Os árbitros vão nas simulações e palhaçadas de alguns jogadores, em favor de certas equipas e fazem vista grossa a determinadas infracções cometidas sobre outros jogadores, em prejuízo das suas equipas. Porque em futebol, é assim mesmo: quando uma equipa de arbitragem beneficia uma equipa, a outra é prejudicada. E a verdade, é que neste momento, quando ainda não se completou a primeira jornada da fase de grupos, já há várias equipas que se podem queixar da actuação dos árbitros e das suas decisões mal avaliadas.
 
É pena verificar que num Campeonato do Mundo, os melhores árbitros escolhidos pela FIFA não produzam exibições compatíveis com o seu estatuto. E a pergunta que me ocorre fazer relativamente a esta pertinente questão é, porquê? Sentir-se-ão os árbitros inibidos ou pressionados pela grandeza do evento ou terão eles instruções claras da FIFA para actuarem de certa maneira, os quais para lhe agradar, cometem erros grosseiros? Agirão por qualquer outro motivo? Por exemplo, pela simpatia pessoal que possam ter pelas equipas ou jogadores em confronto? Ou, finalmente, será apenas incapacidade, falta de inspiração ou simplesmente um mau momento, um dia mau?
 
Sabemos que o erro é próprio do ser humano mas na indústria do futebol, uma das mais importantes a nível global, as más decisões da arbitragem podem valer a perda de títulos e prejuízos de muitos milhões aos clubes. Nesse sentido, a FIFA, para acautelar a verdade desportiva e evitar prejuízos financeiros por decisões erradas dos árbitros, deve introduzir no jogo as necessárias alterações, nomeadamente, o recurso às imagens gravadas.

E já agora, espero que amanhã, segunda feira, 16 de junho de 2014, a equipa de todos nós, a Selecção Portuguesa tenha sorte com a arbitragem e que no final do jogo não tenha razões de queixa.

FORÇA PORTUGAL.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, assim é.

Parece que, mais uma vez, prejudicaram, hoje, a Equipa Portuguesa.

Eu gostava de ter dons de adivinhação e saber o que é que, realmente, se passa.

Nestes Jogos de alta competição, basta marcarem, irregularmente, um CASTIGO MÁXIMO, para alterar, completamente, o resultado final.

Referindo-me ao jogo de hoje, da Equipa Portuguesa, eu não vi nem ouvi o Jogo, todavia, acho que, além das más Arbitragens, a nossa Equipa não esteve no seu melhor.

Alguém, que perceba de Futebol, me pode explicar porque é que a nossa Equipa, no Ranking da FIFA, está em terceiro ou quarto lugar?

Eu confesso que não compreendo.

Moral da história: Não nos podemos queixar da Arbitragem Portuguesa, porque a Estrangeira, é muito pior!!!!!

A quem interessa, de facto, não quererem usar os meios Técnico- Científicos, actuais, para controlar as Arbitragens?????

Mas há uma coisa: Quando esses meios, forem permitidos, têm que analisar as Filmagens e validar ou não validar, conforme os Casos, os GOLOS!

Se é para ficar tudo na mesma, não vale apena gastar, inutilmente, um fortuna, sem resultados, conforme a Equipa, Positivos ou Negativos!!!!

O que eu escrevi no Parágrafo anterior, significa que, mesmo com esses meios, haverá Grupos, alguns, que serão inatingíveis!!
Laranjeiro, 16-06-2014