terça-feira, 24 de junho de 2014

UMA SELECÇÃO VULGARÍSSIMA!!! - DE QUEM É A CULPA?

Imagem retirada do Google
 
Depois daquele decepcionante apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo 2014, no Brasil, em que não conseguimos ganhar à equipa israelita (3-3 e 1-1), à Irlanda do Norte, 1-1 e à Rússia, derrota por 1-0, só conseguindo o apuramento através do play-off jogado a duas mãos com a Suécia, 1-0 e 2-3, graças ao génio de Cristiano Ronaldo que fez dois jogos espectaculares e não deu qualquer chance aos suecos, mais uma grande desilusão da nossa Selecção.
 
Perante os erros cometidos nessa fase, que foram muitos, pensavam os portugueses que algumas arestas iriam ser limadas e depois, no Brasil, as coisas correriam bem melhor. Para nossa decepção, para decepção dos portugueses, as coisas não melhoraram e até pioraram em todos os aspectos, já que a Selecção, nos 2 jogos que realizou, para além de não ganhar, produziu um espectáculo futebolístico de péssima qualidade, deixando neste mundial do Brasil uma imagem muito negativa.
 
A equipa das quinas praticou um futebol de fraquíssima qualidade, os jogadores deram sempre a ideia de estar cansados, mal preparados, sem forças para travar os adversários e muito menos para fazer pressão e imprimir velocidade ao jogo. A derrota copiosa com a Alemanha e o empate com os EUA traduzem fielmente a falta de rendimento da equipa e a sua incapacidade para fazer melhor.

Na verdade, os jogadores portugueses, para além da mais que evidenciada incapacidade física, demonstraram também um fraquíssimo discernimento ao nível da inteligência e sagacidade postas em jogo, enrolando e complicando em todos os sectores do rectângulo, tornando difícil aquilo que aos olhos dos espectadores parecia fácil. Isto traduzido à letra, quer dizer simplesmente que não foram capazes de jogar com os pés nem com a cabeça.
 
Para um País que tem estado mergulhado numa crise económica profunda e para um povo que a tem vivido com muita tristeza e amargura, era necessário uma Selecção guerreira e triunfante para lhe aliviar a dor e reconquistar a sua alegria de viver. Infelizmente, a Selecção não correspondeu às expectativas dos portugueses e em vez de os animar ainda lhes acrescentou mais desgosto e decepção.
 
O treinador deve colocar o seu lugar à disposição pois a sua continuidade, dado que é casmurro e teimoso, não iria trazer melhores resultados no futuro. A Selecção precisa de renovação mas precisa essencialmente que haja um treinador que seja capaz de, em cada momento, colocar em acção os jogadores que se apresentem em melhor forma e os faça trabalhar colectiva e exaustivamente durante os treinos e durante os 90 minutos de jogo, o que não tem acontecido até agora, com alguns atletas.
 
Falta um jogo, com o Ghana, mas independentemente do resultado que venha a verificar-se, o destino da Selecção Portuguesa já está traçado desde o empate com os EUA. Mesmo fazendo 4 pontos, a Alemanha ou os EUA, com a mesma pontuação, passam aos oitavos de final.
 
Pela minha parte, é claro que estou desapontado, pois gostava de ver a Selecção do meu País brilhar neste mundial 2014. Mais desapontados e tristes ficaram os jovens adolescentes, que têm em Cristiano Ronaldo, o seu ídolo de eleição. Perante o fracasso da Selecção, muitos acabaram a chorar na noite de domingo, como aconteceu com os meus netos, a quem tive que dar ânimo e dizer-lhes que a vida deles é muito mais importante que um jogo de futebol e que a derrota da Selecção não vai interferir ou influenciar as suas vidas.
 
Daqui por quatro anos há mais.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Infelizmente, a nossa Seleção, já nos habituou a estes, sucessivos, brindes!!

Há uma excepção: 1966, à custa do Glorioso.

Cada vez me convenço mais que, Futebol e Política, é tudo a mesma coisa.

Eles só lutam pelos chorudos Ordenados.

De facto, eu nunca vi um Soldado, de barriga cheia, ganhar qualquer guerra.

O que eles, efectivamente, têm são Mordomias e Privilégios, a mais!!!

Pessoalmente, não ligo muito ao que se está a passar.

O que eu tenho, são resmas de pena, dos Emigrantes!

É uma grande deceptude. Fazem perder, ao País, mais de 1% do PIB. E fazem cair, quase à velocidade da Luz, o Prestígio do Melhor Jogador do Mundo!!!

A nível Internacional, nem é bom falar.

Eu volto a perguntar: Porque é que a nossa Seleção, está em terceiro ou quarto lugar, no Ranking da FIFA?
Laranjeiro, 24-06-2014