O que prevíramos aconteceu. A Alemanha venceu a Argentina na final por 1-0, após prolongamento e sagrou-se vencedora deste Campeonato do Mundo de Futebol 2014, realizado no continente americano, o que acontece pela primeira vez, pois até agora, nenhuma selecção europeia havia vencido naquele continente.
A vitória não sofre contestação e o golo de Gotze superiormente marcado a 7 minutos do final do prolongamento, acabou com as pretensões dos argentinos que já estavam muito desgastados para poder reagir e operar um volte-face.
É verdade que durante o tempo regulamentar da partida, as duas equipas tiveram chance de marcar mas os guarda-redes estiveram em bom plano e os dianteiros falharam remates de golo certo, quando tinham apenas o guarda-redes pela frente. Creio que não era o dia dos argentinos, onde nem Messi foi capaz de fazer a diferença e a velocidade e a magia de Di Maria fez imensa falta.
Neste mundial, os guarda-redes estiveram em grande destaque e o alemão Neuer foi gigante ao longo do campeonato, acabando por vencer o prémio de melhor guarda-redes.
Alemanha e Argentina tinham-se defrontado duas vezes em finais do campeonato do mundo de futebol. Em 1986 venceu a Argentina e em 1990 triunfou a Alemanha, repetindo agora esse feito no terceiro confronto.
O Brasil ainda comanda com 5 mundiais, seguido da Alemanha e Itália com 4 e Argentina e Uruguai com dois.
De referir que Messi foi distinguido com a bola de ouro; Muller com a bola de prata e Robben com a de bronze; o melhor marcador foi James Rodriguez (Colômbia); o melhor jogador jovem foi Pogba (França); o melhor guarda-redes foi Neuer (Alemanha); e o troféu fair play foi atribuído à equipa da Colômbia.
Pessoalmente, não concordo com algumas destas distinções mas, como em tudo na vida, é difícil agradar a gregos e a troianos. Daqui por quatro anos há mais. Até lá, pode ser que Portugal seja capaz de se organizar e construir uma selecção a sério, capaz de prestigiar o País e merecer o respeito e a admiração de todos os portugueses.
2 comentários:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor,
De facto, foi um grande feito, a Europa haver ganho o Campeonato do Mundo, no Continente Americano, pela primeira vez!!
E ainda se concretizaram os desejos dos Brasileiros!!
Eu não conheço nem sei, em pormenor, os passos do Jogo mas, segundo a sua, pormenorizada, Análise ao Jogo, parece que os Alemães ganharam, desta vez, sem qualquer contestação.
Foi pena, a Prova não ter sido feita, toda, com esta verticalidade e rectidão, do início até ao fim!!!!
Espero, se ainda cá estiver, que na próxima PROVA, os DEUSES estejam do lado de Portugal e do Brasil!!
Só que isto não pode ser, totalmente, visto por este prisma.
Sem uma boa Organização e Responsáveis à altura, não vamos a lado nenhum!!!
Laranjeiro, 14-07-2014
É o que todos esperamos, que no próximo campeonato do mundo Portugal tenha uma prestação bem diferente. De resto, parabéns à Alemanha, justa vencedora!
Agora, novamente atenções viradas para o campeonato português. E que comece a bola a rolar!
Enviar um comentário