domingo, 13 de maio de 2018

BENFICA - FALHAS INACEITÁVEIS IMPEDIRAM O PENTA

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

O Benfica terminou hoje a sua participação na época desportiva 2017/2018 com a realização do jogo referente à última jornada da Primeira Liga com uma vitória tangencial de 1-0 sobre o Moreirense, 14º classificado, com os mesmos pontos do 15º, o Feirense e com apenas mais 2 pontos de vantagem sobre os dois últimos classificados, Estoril e Paços de Ferreira que desceram de divisão, ambos com 30 pontos.

O Benfica necessitava de ganhar o jogo para chegar ao 2º lugar da tabela classificativa, e através dele poder chegar à milionária Liga dos Campeões que este ano distribui verbas muito significativas às equipas que conquistaram o direito de integrar e disputar tão importante competição europeia de clubes. Mas para alcançar esse objectivo, o Benfica não dependia só de si, precisava que o rival Sporting perdesse ou empatasse na deslocação ao Funchal, para disputar a 34ª jornada com a bem organizada equipa do Marítimo. Na verdade, o Sporting acabou por sair derrotado do Funchal por 2-1, porque, segundo a crítica, fez um jogo muito mau, sem argumentos para vencer os insulares e atingir os objectivos de chegar ao 2º lugar.

Assim, o Benfica, depois de ter desperdiçado a oportunidade de conquistar o penta pois seguia em 1º lugar à entrada para a 31ª jornada, acaba por segurar o 2º lugar que lhe dará acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e, caso se apure, aos respectivos milhões.

Sobre o jogo, em si, pouco há a dizer que mereça destaque. Foi pobrezinho, muito pobrezinho, até parecia que era o Benfica que estava a jogar para não descer de divisão. Em 4 jogos sem Jonas, o Benfica averbou 2 derrotas e hoje, o golo solitário, resultante de uma grande penalidade, foi marcado pelo brasileiro, o grande artilheiro do Benfica, com 34 golos e uma grande influência no rendimento da equipa. 

Esta equipa do Benfica não tem grandes hipóteses de garantir à nação benfiquista uma próxima época de conquistas e, por isso mesmo, convém que os dirigentes sejam capazes de rectificar o que esteve mal nesta época que foi desastrosa a nível nacional e internacional. A vergonhosa participação na Liga dos Campeões, deve fazer reflectir os dirigentes para que não volte a acontecer tão monumental humilhação. Zero pontos na fase de grupos. 6 jogos, 6 derrotas e 1 golo marcado e 14 sofridos!!!

A nível interno, foi afastado da Taça da Liga no grupo do Setúbal, Braga e Portimonense e da Taça de Portugal pela briosa equipa do Rio Ave. Quanto ao Campeonato Nacional, ficam aqui os resultados negativos em que o Benfica perdeu pontos:

                  4ª JORNADA: - Rio Ave/Benfica, 1-1            Pontos negativos 2
                 6ª JORNADA: - Boavista/Benfica, 2-1            Pontos negativos 3
                 8ª JORNADA: - Marítimo/Benfica, 1-1           Pontos negativos 2
                 13ª JORNADA: - F. C. Porto/Benfica, 0-0       Pontos negativos 2
                16ª JORNADA: - Benfica/Sporting, 1-1           Pontos negativos 2
                20ª JORNADA: - Belenenses/Benfica, 1-1       Pontos negativos 2
                31ª JORNADA: - Benfica/F. C. Porto, 0-1        Pontos negativos 3
                32ª JORNADA: - Benfica Tondela, 2-3            Pontos negativos 3
               33ª JORNADA: - Sporting/Benfica, 0-0            Pontos negativos 2
                                 Total de pontos negativos......                                   21

Fazer 6 empates e 3 derrotas em 34 jornadas, não é, em si, uma má prestação, desde que as equipas em confronto sejam de valia igual ou superior. Porém, neste caso, o Benfica tinha obrigação de fazer muito melhor porque alguns dos adversários com quem perdeu preciosos pontos, são equipas de menos valia e com menos argumentos, gastando anualmente uma ínfima parte do orçamento do Benfica. 

Os treinadores adversários que conquistaram pontos ao Benfica, demonstraram que são extraordinários treinadores, que percebem do ofício, conseguindo alto rendimento de jogadores medianos, ainda praticamente desconhecidos e, por tudo isso, são merecedores do nosso respeito e da nossa admiração.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, não me lembro de tão má prestação do SLB, no CNF!

No entanto, vários factores contribuíram para tão nefastos resultados.

A Guerra que o Sporting e o Porto, fizeram, para atingirem os seus objectivos, contra o Glorioso.

A venda dos melhores Jogadores, não adquirindo outros.

E, ainda, uma coisa que eu nunca compreendi: Excesso, à última hora, de Lesões.

Mesmo assim e segundo a perfeitíssima descrição de V. Excelência, sobretudo na recta final, poderiam e deviam ter feito muito melhor.

Temos, ainda, que concordar que tudo o que os nossos inimigos fizeram contra o SLB, em geral, provoca muita desestabilização.

Por fim, se as lutas, contra o maior Clube Português, continuarem e eu acredito que, com a justiça que temos, isso vai acontecer e se não forem ao mercado comprar alguns Jogadores, os resultados vão ser = aos desta Época.
Laranjeiro, 19-05-2018