terça-feira, 29 de maio de 2018

CRIMINOSOS DE GUERRA

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

Quem são os criminosos de guerra? Criminosos de guerra são todos aqueles que directamente contribuíram para o seu eclodir, sendo por isso responsáveis por todos os crimes cometidos.

Mas criminosos de guerra são também todos aqueles que tendo autoridade moral e capacidade militar para neutralizar os agressores, nada fazem para os impedir.

Uns e outros deviam ser presos, julgados e condenados no TPI, pelos mesmos crimes, porque "é tão ladrão o que rouba a horta como o que fica à porta". Isso, porém, não acontece, porque grande parte desses criminosos são poderosos e com grande poder sobre quem aplica a justiça.

O mundo tem assistido aos horrorosos massacres perpetrados pelas tropas sírias e seus aliados, num cenário de guerra brutal, onde ninguém é poupado. Doi ver tanta crueldade, tanta morte inocente. Que mal fizeram aquelas pobres e inocentes criancinhas para morrer gaseificadas, metralhadas ou esmagadas nos escombros da sua própria casa?

E aquelas criancinhas que escaparam à morte mas assistiram à morte dos seus progenitores e demais familiares? Como poderão aquelas crianças ultrapassar tão grande sofrimento e ser algum dia felizes?

Como pode o ser humano ser tão cruel?

O homem, como ser inteligente que é, já devia ter compreendido que o recurso à guerra não resolve os problemas da humanidade, mas antes os agrava. 

O homem devia desde há muito ter adoptado uma conduta baseada no respeito mútuo, do género: "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti". Se o homem usasse a sua inteligência para o bem, não haveria guerras, as pessoas não passariam por provações tão desumanas e cruéis e teriam muitas mais possibilidades de ser felizes.

A aplicação da justiça terá que ser sempre feita através das instâncias judiciais e nunca através da guerra e da força das armas. 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Nunca me iludi com o TPI.

Aquilo funciona + ou - como a nossa justiça.

se o País é poderoso, pode fazer tudo, caso da Rússia, China e USA, o que quiser.

Se é um País como, por exemplo, o nosso, as consequências são desastrosas.

Nós, infelizmente, temos muitos exemplos.

O mais recente é o dos Fundos Europeus.

Alguém lhes disse, só para pura exibição, que nós já vivemos melhor que os Suiços, resultado: vão-nos reduzir os fundos em 7% e, ao mesmo tempo, aumentar os da Itália e Espanha, em pelo menos, 5%!!

Porque é que estes Ditadores se querem perpetuar, a todo o custo, no Poder?

Quer o País seja grande, pequeno, Rico ou Pobre, carregam num Botão e não lhes falta nada.

Além destas Benesses, têm uma ainda mais importante: Devido ao que roubam aos Cidadãos, possuem contas Bancárias inimagináveis em todos os pontos do Globo.

O TPI faz-me, muitas vezes, lembrar a ONU.

O que é que esta Organização, além da despesa astronómica que provoca, está a fazer?

As Resoluções, dizem, não são vinculativas.

Afinal, no Século XXI, cada vez com mais guerras de interesses como as que se estão a ver, as deliberações não são vinculativas, porquê?
Laranjeiro, 30-05-2018