quinta-feira, 17 de maio de 2018

VIOLÊNCIA E BATOTA NO DESPORTO

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

A violência e a batota no Desporto, com mais incidência no futebol, andam de mãos dadas há muitas décadas e nunca foram tratadas pelos órgãos federativos e Ministério Público, com a eficácia, celeridade e severidade que seria aconselhável. Durante décadas foram cometidos crimes gravíssimos no desporto, tendo sido permitido aos batoteiros tirar benefício das suas trapaças, para si e para os seus clubes, em completa impunidade. 

Foram pois, os órgãos que regem a disciplina no desporto e a justiça em geral, que pela sua inacção, deixaram crescer e engordar o monstro, o qual tem protagonizado actos indignos e repugnantes que  envergonham o futebol português e todos aqueles que abominam essas práticas.

Se os prevaricadores fossem imediatamente responsabilizados pelos seus actos, julgados e condenados, em função do seu grau de gravidade, com toda a certeza, que a violência e a batota no desporto, diminuiriam drasticamente, em pouco tempo.

Pagar subornos, intimidar, ameaçar e agredir agentes desportivos para os pressionar a agir da forma que lhes convém, tem sido uma prática corrente em Portugal. Quantos casos todos nós conhecemos de árbitros que foram aliciados, subornados, intimidados, ameaçados e até agredidos? No desporto não pode valer tudo. A verdade desportiva tem que ser apenas aquela que resulta das competições entre as equipas dos diferentes clubes, em ambiente de lealdade, cordialidade e fair play. 

É fundamental que a Direcção dos clubes seja preenchida com pessoas de bem, capazes de estabelecer diálogo com os seus parceiros e contribuir para a pacificação e dignificação do desporto e a resolução dos seus inúmeros problemas.

Alguns programas televisivos sobre futebol, são de tal maneira chocantes que deviam ser imediatamente suspensos. Os seus intervenientes, a quem chamam de comentadores, não passam de uns fanáticos paspalhos sem carácter que se insultam mutuamente, utilizanto uma tal violência verbal que ofende e revolta os telespectadores. Esses "comentadores" são também responsáveis pela violência no desporto, porque eles próprios fazem propaganda à violência, em directo, para milhares de pessoas, semana após semana, nos canais televisivos onde destilam violência, ódios e vinganças.

Há muitos anos, para definir e dar um exemplo do que deve ser o desporto, escrevi esta analogia:

Atentar contra o sorriso, o encanto, a beleza, a pureza e a inocência de uma criança, é crime.
Atentar contra a nobreza de princípios que deve nortear o desporto nas suas múltiplas modalidades, é crime também.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, assim é.

Mais, ninguém pode esperar que, com esta inacção e inercia das Instituições Desportivas e dos Governos, por motivos obscuros, vários, isto vai acabar.

Pelo Contrário, como os fanáticos que têm provocado e continuam a provocar estes desacatos, não vêem ninguém actuar, vão cometer cada vez mais crimes.

Afinal, o SCP não é o tal Clube direitinho, direitinho, que não suborna ninguém, para obter resultados?

Isto também vai continuar.

Enquanto estes Senhores dirigirem o Futebol a pensar nas próximas Eleições, não podemos esperar melhor que isto.

Para os Governos, o motivo é o mesmo. Coitados, só querem Votos e não, ferir a susceptibilidade de ninguém!
Laranjeiro, 20-05-2018