quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MOSTEIRO DE SANTA CLARA VOTADO AO ABANDONO E EM FASE DE ACENTUADA DEGRADAÇÃO!!!

Imagem retirada do Google
 .
Há cerca de 49/50 anos tive a felicidade de ter sido aluno  da Congregação Salesiana instalada no Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde. Ali aprendi uma profissão na área das artes gráficas e concluí o 4º ano comercial, não tendo terminado o curso e o 5º ano comercial porque meu pai, na altura emigrado na Alemanha me colocou a hipótese de me levar para junto de si. Mesmo assim, a educação, os estudos e a profissão que ali aprendi foram fundamentais para moldar o meu caráter, abrir horizontes e preparar-me para poder enfrentar e ganhar a vida honestamente.
.
Esta história é muito longa e complicada e neste momento não é ela que interessa mas sim o estado de degradação a que deixaram chegar o magnífico e secular mosteiro onde aprendi a profissão de compositor mecânico "linotipista" mas também compositor manual e onde estudei, brinquei, ri, chorei e passei quatro anos da minha juventude.
.
Dizem que após a saída dos Salesianos em 2006, por razões que desconheço, o edifício arquitetónico mais emblemático da milenária urbe vilacondense, originário do séc. XIV e incluído na área especial de proteção da Igreja e Claustros que lhe são adjacentes, entrou num processo de acentuada degradação, que se não for rapidamente estancada, poderemos assistir à inevitável ruína de tão majestoso edifício, peça importante do património português.
 .
É inconcebível!!! As notícias dizem que "a cobertura apresenta buracos, a varanda principal em alvenaria de granito está a destruir-se, o lamentável estado das caixilharias exteriores torna o edifício permeável, etc. Há perigosos deslizamentos de pedras da fachada que já se precipitaram sobre as construções a poente, pondo em risco vida humanas e com consequências imprevisíveis e danos irreparáveis".
.
Por outro lado, essas mesmas notícias dizem que em consequência do seu abandono, "o Mosteiro é diariamente  invadido por estranhos e sujeito a atos de puro vandalismo, de inundações, de possíveis incêndios como já aconteceu ou de vítimas por via dos constantes deslizamentos de pedras; para além dos marginais que ali pernoitam, o espaço é invadido de dia por grupos de jovens adolescentes para atos indesejáveis, o que está a revoltar a comunidade escolar e as famílias dos alunos".
.
Para quem o Mosteiro de Santa Clara foi a sua casa, a sua escola, a sua oficina durante quatro anos e dele tem tão belas recordações, não pode deixar de lamentar e ficar triste pelo grau de abandono a que foi votado e que pelos vistos, nem os constantes alertas ao Poder Central feitos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Engº Mário Almeida, conseguem alterar tão deplorável situação.
.
Pelo imponente Mosteiro de Santa Clara sob administração dos Salesianos, discípulos de São joão Bosco, passaram muitos milhares de jovens, muitos dos quais tiveram e têm grande sucesso ao longo da vida. É a esses ex-alunos que neste momento quero fazer um veemente apêlo: Se tal como eu tendes um especial carinho e afeição pela "casa" onde habitastes durante anos e na qual aprendestes coisas importantes que vos foram úteis para vencer na vida, caso tenhais algum poder (político, económico, social ou outro qualquer) que possa influenciar quem detém o poder, para acudir urgentemente e evitar a sua ruína, não deixeis de o fazer, porque a perder-se este belo exemplar da arquitetura portuguesa que é património nacional, constituirá um crime monstruoso que não poderá deixar sem punição aqueles que podiam ter evitado a sua morte e não o fizeram.




 

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Eu dar-me-ia por muito feliz, apesar de toda esta desgraça, se fosse, só, o Mosteiro de Santa Clara, que está a cair, de podre!!!!

Infelizmente, neste País, está, tudo, a cair. Está,tudo, em Ruinas.

Estes Políticos, de meia tigela, lutam, todos, arduamente, para atingirem o PODER, e, depois de satisfeitas as suas ambições, só governam para eles, Familiares e Amigos. O resto, como diz o Exmo Senhor Primeiro Ministro, que se lixe.

É lógico, racional e intuitivo, que eles sabem porque é que os Mosteiros e não só, se encontram nestas tristes condições. Eles têm, nas Câmaras e Autarquias, dezenas e centenas de Pessoas, a ganharem Ordenados muito fora, para cima, do que é normal, e o Dinheiro acaba por não dar para estes Senhores, mandarem fazer a Manutenção que deveria ser feita.

Isto só vai acabar, quando, como acontece na Inglaterra e outros Países, houver Políticos Profissionais.
Laranjeiro, 30-08-2012