segunda-feira, 20 de agosto de 2012

OS BURROS, O MERCADO DE AÇÕES E A CRISE...

Imagem do Google
.
Ao ler esta interessante história que pretende retratar o modo de funcionamento do mercado de ações, para além de concordar em absoluto com o exemplo do autor que é desconhecido, também não resisti à tentação de o publicar no meu blogue porque tenho a certeza que há muita gente como eu, impreparada, para arriscar as economias na bolsa.
.
Esta pequena história ilustra perfeitamente o perigo que qualquer incauto cidadão corre ao adquirir ações em bolsa, precisamente porque o sistema não oferece garantias de transparência e não é revelada a verdade sobre a situação económica das empresas.

Por outro lado, os grandes especuladores têm capacidade para fazer subir ou descer o preço das ações consoante a sua conveniência, um pouco à imagem desta história.
.
O mercado de ações é especulativo e irrealista e muitos cidadãos têm arruinado as suas economias, deixando-se cair no conto do vigairo dos agentes que as promovem e na publicidade enganosa das instituições de crédito.
.
Negociar produtos inflacionados que não valem um cagagésimo do valor que nos querem impingir, só por um acaso de sorte será bem sucedido.
.
Se o mercado de ações não fosse efetivamente especulativo, mentiroso e irrealista, acham que uma empresa avaliada em 18 mil milhões de euros, passaria de um momento para o outro, a valer a ridícula importância de menos de 1 milhão de euros?
.
Deliciem-se com a história.
.
****************
OS BURROS, O MERCADO DE AÇÕES E A CRISE...
Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada.
.
Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro.
.
O homem acabou por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros.
.
Quando os habitantes diminuíram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.
.
Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo.
.
É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça.
.
O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros, mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.
.
É então que, na ausência do homem, o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
.
- Sabeis dos burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? Já pensaram? Quando o meu patrão voltar podem vender-lhos pelos 50 euros que ele oferece e ganhar uma pipa de massa!!!
.
Que acham?
.
Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.
.
Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente, somente burros por todo o lado!
.
Entendem agora como funciona o mercado de ações e porque apareceu a crise?

4 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Infelizmente, este é o princípio, do Negócio das Ações.

Como, nos negócios, existe, sempre, um Indivíduo mais esperto que os outros, acabam por perder, todos, para aquele. Repare que eu não disse, Inteligente. Eu disse, Esperto. Só os Espertos é que fazem esses negócios que, por vezes, acabam por ganhar.

Os Inteligentes, normalmente, têm acanhamento de enganar os Cidadãos.

Modernamente, neste jogo, também entram os Bancos. Esses, estão, sempre, garantidos. Mesmo que, por causa dos tais Espertos, percam, quem paga, é o Zé Pagante (Nós).
Laranjeiro, 20-08-2012

Anónimo disse...

Olá estimado Manuel,

Sempre detestei arriscar, fosse no que fosse.
Nunca deixei estradas, por veredas.
Claro que a história que aqui nos contou é a nossa sociedade, no seu melhor.

Bom fim de semana.
Abraço, com estima.

Anónimo disse...

Hurting interfereѕ with our abіlity
to springy a normal lіfestyle, аnd cаn be
ѵictimizeԁ to helρ oneself ρlay somе hurting rеlieѵeг has
severаl аdvantagеs.
Here is my page http://aurawavereview.com/

Anónimo disse...

Тhаt's where the aurawave and its index as a TENS painful sensation relief can assist the physical structure to dismission instinctive" painkillers" called endorphins, which helps the brainpower delivery approximately instinctive nuisance ease.

Here is my web blog; aurawave Reviews