terça-feira, 28 de agosto de 2012

PROF. MARCELO REBELO DE SOUSA - UM HOMEM DE ELEVADÍSSIMA ESTATURA MORAL E INTELECTUAL


FOTO RETIRADA DO GOOGLE
.
Acompanho a carreira profissional e política do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa desde os primórdios da era democrática e mentiria se não dissesse que a sua capacidade intelectual é de facto extraordinariamente brilhante, capaz de impressionar qualquer cidadão culto deste País, desde que seja minimamente isento e justo.
.
Por vezes dou comigo a pensar porque é que um homem com a capacidade e o conhecimento do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa não teve sucesso como Presidente do PSD, não foi Primeiro-Ministro ou Presidente da República e não conseguiu sequer conquistar a Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, em confronto direto com o Dr. Jorge Sampaio!!!
.
Passados todos estes anos, ao analisar este curioso fenómeno, só encontro uma razão: o Prof. Marcelo não é um político, na verdadeira acepção da palavra, porque a sua forma isenta e honesta de estar na vida aliada à sua elevada estatura ética e moral não lhe permite desempenhar o vergonhoso papel da maioria dos políticos da nossa praça que são mesquinhos, mentirosos, desonestos, corruptos e anti-patriotas.
.
O Prof. Marcelo, porque felizmente não é um político à portuguesa, não se põe em bicos de pés, não atropela ninguém, não utiliza truques traiçoeiros ou esquemas mafiosos para enfrentar os seus adversários e por isso as suas armas da verdade e da transparência foram insuficientes para obter os triunfos que almejava e merecia.
.
Marcelo Rebelo de Sousa é um exemplo vivo de Homens Portugueses Extraordinários, combatidos e relegados para segundo plano, a quem nunca foi dada hipótese de governar o País porque o sistema democrático implantado em 25 de Abril de 1974 tem dado total cobertura e preferência aos demagogos, espertos e incompetentes, travestidos de políticos, em detrimento dos verdadeiros Homens Extraordinários, com visão, capacidade e conhecimento para fazer de Portugal um espaço de progresso e bem-estar para todos.
.
O mundo da política é cada vez mais um antro de gente sem carácter e sem-vergonha que goza da desconsideração da maioria dos cidadãos isentos e impolutos. Ser político na atualidade é pertencer a uma "família" de má fama, em que todos os membros praticam os mesmos crimes e se encobrem e protegem uns aos outros e na qual nenhum homem de bem se pode sentir minimamente confortável.
.
Tendo em conta que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa não é um homem político, embora entenda e analise a política como ninguém, o fato de estar filiado num partido político rouba-lhe alguma independência e credibilidade. Nesse sentido, em meu modesto entender, devia desfiliar-se, devolver o seu cartão e adquirir o estatuto de independente, mais consentâneo e adequado à sua vida profissional.
.
Quanto a futuros objetivos políticos que eventualmente ainda pretenda alcançar, nomeadamente concorrer à Presidência da República, mais depressa o conseguirá na qualidade de independente do que indicado pelo seu atual partido. Veja-se o que aconteceu com o candidato independente Dr. Fernando Nobre na última eleição presidencial que obteve mais de 14% dos votos e ficou a escaços 5% do candidato apoiado pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda!
.
Não tenho qualquer dúvida que tal como eu, uma grande percentagem dos cidadãos portugueses têm do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa a melhor impressão e reconhecem o seu valor. Se um dia resolver colocar o seu saber e competência ao serviço de Portugal e se se candidatar à Presidência da República na qualidade de independente, os portugueses saberão reconhecer essa sua capacidade para desempenhar tão importante cargo e confiar-lhe-ão o seu voto.
.
A fase do fundamentalismo na política portuguesa está a ficar fora de moda. Os cidadãos cada vez mais votam nas pessoas, deixando de ser leais às ideologias a que pertencem e, nesse sentido, os independentes serão cada vez mais valorizados e apreciados.
.
Neste quadro, o excepcional Prof. catedrático, o analista político mais sábio e perspicaz da era democrática e, ao mesmo tempo, o eterno Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto, patrono da cidade e da Biblioteca Municipal à qual já doou milhares de livros, só tem a ganhar em desligar-se do partido e da política ativa, na certeza de que os portugueses quando chegar a hora da verdade saberão recompensá-lo.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Tudo o que diz, sobre o Exmo Senhor
Professor Dr, Marcello Rebelo de Sousa, é, 100%, verdade.

Só há um Problema: A estes Políticos, não lhes interessam, indivíduos como este Senhor. Eles não querem Pessoas Inteligentes. Eles querem Cidadãos espertos que, além de serem, facilmente, controlados, não têm pejo em enganar os que votaram neles e os outros!!!!

De facto, ao pertencer, sobretudo, a este Partido (PSD) só está a perder prestígio e credibilidade!!!
Ou seja, paga o justo pelo pecador!!!!

É lógico, racional e intuitivo que, o PSD, sendo ele um Comentarista bastante imparcial, jamais o vai chamar, para qualquer cargo!!!!!
Laranjeiro, 29-08-2012