quinta-feira, 2 de agosto de 2012

JOGOS OLÍMPICOS - O MAIOR ACONTECIMENTO DESPORTIVO DO MUNDO!!!


Os JOGOS OLÍMPICOS são de facto o maior, o melhor e o mais antigo acontecimento desportivo do Mundo!!! A sua origem remonta ao século VII a. c. na Grécia Antiga e há registos da sua existência até ao século V d. c.. Era um festival religioso e atlético que se realizava de quatro em quatro anos no Santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
.
No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin, fundou o Comité Olímpico Internacional (COI), que passou a ser o Órgão dirigente do Movimento Olímpico. Os primeiros jogos sob os auspícios do COI tiveram lugar no estádio do Panathinaiko em Atenas, em 1896 e estiveram presentes 14 nações e 241 atletas.
Os Jogos Olímpicos da era moderna são algo de grandioso e espetacular, com cerca de quatro dezenas de modalidades em disputa e, no caso de Londres 2012, participarão mais de 10.500 atletas, em representação de 204 Países, onde vão ser atribuídas cerca de 2.100 medalhas em 302 cerimónias.
.
É o evento desportivo em que só participam os melhores atletas, aqueles que atingiram nos seus Países, resultados que igualem ou ultrapassem os mínimos olímpicos mas é também o evento desportivo onde os atletas se sentem mais motivados e onde atingem um maior nível de superação, razão pela qual acontecem tão bons resultados e alguns recordes mundiais nas diferentes modalidades.
.
Para um atleta, conquistar o direito de estar presente nos Jogos Olímpicos em representação do seu País, já é motivo de grande orgulho e satisfação mas vencer uma prova e conquistar uma medalha de ouro, é o máximo, é o ponto mais alto a que um atleta pode aspirar.
.
Não é fácil de descrever por palavras o conjunto de sentimentos que se apoderam do atleta no momento da vitória e, mais tarde, quando é chamado ao pódio para a cerimónia da entrega das medalhas. Nesse momento de glória, ao som do hino e do hastear da bandeira do seu País, a emoção e o sentimento patriótico atingem limites incontroláveis e o atleta chora e sorri ao mesmo tempo, incapaz de conter as lágrimas.
.
É claro que nem todos os atletas exteriorizam o turbilhão de sentimentos da mesma forma, no momento da vitória ou da derrota mas interiormente esses sentimentos são muito idênticos.
.
Que os Jogos Olímpicos prossigam a sua nobre missão enquanto o mundo existir porque o Desporto para além de produzir grandes campeões, educa-lhes o corpo e a alma e molda o seu caráter, fazendo deles homens responsáveis, disciplinados, solidários e leais, contribuindo com o seu exemplo para um mundo melhor.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, foi, graças aos jogos Olímpicos, que foram obtidos Records que, de outra forma, seriam impossíveis e impensáveis.

Esses resultados, como é óbvio, requerem muito treino, esforço e dedicação, por parte dos Atletas, e uma colaboração e apoio, sem Limites, do lado das Federações e COP. Todavia, isso, nem sempre, infelizmente, acontece. Como já deve ter reparado, refiro-me ao nosso rectângulo.

como sabe, há Países como o nosso e mais pequenos com, normalmente, melhores resultados.

Os nossos Atletas, alguns, até dizem que ficar nos primeiros dez lugares, já é óptimo!!!!

Outros dizem que, só o facto de irem aos Jogos Olímpicos, já é uma honra!!! Parece que alguma coisa está mal!!!!!
Laranjeiro, 02-08-2012

Anónimo disse...

Olá caríssimo Manuel,

Os Jogos Olímpicos foram e sempre serão, um elemento de união entre os povos.
Reconheço a importância dos mesmos, mas como não gosto de desporto, em geral, fico um pouco alheia a este importanttíssimo acontecimento.

Boa semana.

Um abraço da Luz.