segunda-feira, 14 de outubro de 2013

APURAMENTO COMPLICADO PARA A SELECÇÃO PORTUGUESA

Imagem retirada do Google

OS PORTUGUESES SÃO EXÍMIOS MESTRES
NA ARTE DO FACILITISMO

Em Portugal há o péssimo hábito de as pessoas e as instituições facilitarem no cumprimento da generalidade dos seus deveres, deixando tudo para a última hora, provocando tão desleixada atitude os mais variados incómodos e prejuízos.
 
Poderíamos elencar um sem número de situações para ilustrar essa errada forma de proceder mas os portugueses conhecem-na muito bem porque até estão a sofrer na pele (e de que maneira!) as graves consequências desse irresponsável facilitismo.
 
Constatamos imensas vezes que em situações em que há todas as condições e probabilidades de triunfar e ter sucesso, nas mais variadas áreas de actividade da vida portuguesa, devido a esse facilitismo e falta de empenho, acabam por não se atingir objectivos absolutamente fáceis de alcançar.
 
Vem tudo isto a propósito da prestação da Selecção Portuguesa de Futebol que no âmbito do apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo, a disputar em 2014 no Brasil, teve a sorte de ser integrada num grupo bastante acessível e no qual era, indiscutivelmente a melhor equipa.
 
Nem a Rússia, nem Israel, nem o Azerbeijão e muito menos a Irlanda do Norte ou o Luxemburgo se podiam comparar ao valor da equipa das quinas, das quais só a Rússia aparece nos primeiros vinte lugares (15º) do ranking da Fifa, quatro ou cinco lugares abaixo de Portugal.
 
Pois por causa desse péssimo hábito do facilitismo, desleixo e falta de empenho, a Selecção Portuguesa não conseguiu colocar em campo essa esperada superioridade perante os seus adversários e foi sem surpresa que assistimos a exibições e resultados decepcionantes que colocaram a Rússia no primeiro lugar do grupo, com apuramento directo garantido para o mundial, encontrando-se Portugal numa situação em que pode não se qualificar através da disputa do play-off  em confronto com uma das oito equipas que sairá dos  melhores segundos lugares dos grupos europeus de apuramento para o mundial.

O último jogo de Portugal com Israel, disputado em Alvalade, foi o exemplo perfeito de uma equipa sem garra, sem crença, sem conjunto e desgarrada, em suma, uma orquestra totalmente desafinada, onde alguns dos intervenientes tiveram uma actuação desastrada, acabando por construir uma exibição decepcionante e um resultado negativo, condizente com tão pobre actuação.

Havia ainda sérias hipóteses de Portugal chegar ao apuramento directo, bastando para tal que a Rússia perdesse ou empatasse no Azerbeijão, o que em minha opinião pode muito bem acontecer, mas o resultado contra Israel acabou com essa possibilidade, uma vez que os três pontos de diferença na tabela classificativa e o melhor goal average, na melhor das hipóteses, exige uma vitória sobre o Luxemburgo por pelo menos seis bolas sem resposta, o que é improvável acontecer.

Neste arrastar penoso e decepcionante da prestação da equipa das quinas nos jogos que constituíram o apuramento no Grupo F, perder com a Rússia fora, empatar com a República da Irlanda em casa e com Israel em casa e fora, ultrapassou todas as previsões mais pessimistas  e, de facto, não merece mais do que o segundo lugar no grupo.

A questão que agora se põe é muito simples: Se Portugal não conseguiu levar de vencida selecções de menor valia como a Rússia, a Irlanda e Israel, como vai ser capaz de ultrapassar com êxito, uma das equipas que se classificaram em segundo lugar nos seus grupos de apuramento, potencialmente mais fortes?

Como todos os portugueses, desejo que Portugal esteja presente na fase final do Campeonato do Mundo mas reconheço que foi desperdiçada uma grande oportunidade de apuramento directo e que agora as coisas estão complicadas. 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Em primeiro lugar, peço-lhe desculpa pelo facto de não haver assinado o outro Comentário sobre a Selecção Portuguesa, de Futebol. Foi esquecimento.

Por outro lado, o Apuramento vai ser muito complicado.

Todavia, como já disse, no outro Comentário, se forem apurados, vão ficar, no Brasil, em último lugar.

Eu vejo muita desorganização e pouca MOTIVAÇÃO.

Melhor dizendo: Aquilo é uma desorganização muito bem organizada.

Tenho pena que, com este, teimoso, selecionador, Portugal e a Selecção, já tenham caído tantos Lugares, na Classificação da FIFA!!!!

Nós mereciamos mais!!!
Laranjeiro, 18-10-2013