quinta-feira, 6 de março de 2014

MANIFESTAÇÃO DAS FORÇAS POLICIAIS


 
 
Não são só as Forças Policiais que têm carradas de razão para recorrer a manifestações para fazerem vingar as suas reivindicações. Todos os portugueses têm razões de sobra para se manifestar e mostrar toda a sua revolta e indignação, muitos até com muita mais razão do que os polícias.
 
Face aos sucessivos cortes que têm depauperado o magro vencimento dos polícias, a manifestação que hoje realizaram é absolutamente justificada e é também um sério alerta para os governantes que não devem continuar a protelar alguns dos aspectos reivindicativos das forças policiais.
 
Porém, na manifestação dos polícias, há alguns aspectos que o cidadão comum não compreende e que passo a explicar em três pontos:
 
  1. As manifestações têm regras estabelecidas por lei, as quais têm que ser cumpridas pelos manifestantes, sejam eles polícias ou civis.
  2. Sendo uma manifestação de agentes da autoridade, cidadãos que devem dar o exemplo no cumprimento da lei, não se compreende a sua desobediência.
  3. A tentativa de invasão da escadaria da Assembleia da República, cujo acesso estava delimitado com grades e protegido com dezenas de agentes, em serviço no local, para além do atropelo à lei, pôs em causa o cumprimento do seu dever e originou situações de confronto entre profissionais do mesmo ofício, que poderiam ter causado consequências graves, o que felizmente, não aconteceu.
Perante os factos, há que referir que os polícias têm toda a razão em se manifestar contra o Governo, reivindicando melhores condições de vida; porém, aqueles que zelam pelo cumprimento da lei e sancionam os que a não cumprem, ao afrontarem a lei, perdem toda a credibilidade e legitimidade moral, no desempenho das suas funções. Nesse sentido, a tentativa de invasão da escadaria da Assembleia da República por parte dos polícias, funciona em seu desabono e descrédito e não pode ser aplaudida pelos portugueses.
 
Mas poderá estar implícito no comportamento dos polícias uma 4ª hipótese que não me parece descabida: os polícias sabendo quão fortes e decisivas são as imagens televisivas e o impacto que elas têm junto dos governantes para desbloquear difíceis situações reivindicativas, resolveram encenar um "braço de ferro" entre os manifestantes que pretendiam invadir a escadaria e os que se opunham a essa invasão, empurrando, com conta peso e medida, para não derrubarem a frágil barreira formada pelas forças policiais que impediam a progressão dos manifestantes. E foi assim, com esta estratégia de empurrar (quanto baste) que os manifestantes conseguiram estar em directo em todas as televisões durante mais de uma hora, talvez pensando que a invasão acabaria por acontecer e essa foi, sem dúvida, a grande mais valia dos organizadores da manifestação que acabou por ter uma grande visibilidade em todo o País.

De resto, os polícias só não subiram a escadaria porque não quiseram e porque, digo eu, estava tudo combinado, pelo que teve todo o sentido, a palavra de ordem gritada já quase no final da manifestação: "não subimos porque não queremos".
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Apesar de eu ser contra Sindicatos de Polícia, Masgistrados, etc, concordo que nós, vós e eles, temos toda a razão em revindicarmos aquilo a que temos direito.

O que eu acho, é que os Governos, todos, deveriam ter a sensibilidade de, sem estas poucas vergonhas, ver as necessidades e os Direitos, destes Cidadãos.

Mas, também é verdade que, voluntáriamente, nenhum governante ou patrão, dá nada a ninguém.

De facto, estou muito decepcionado com este Governo, porque, ainda hoje, vem no CM, mais um escandaloso caso, de um Indivíduo que ganhou prémio de Milhões, antes da falência do Banco, e o Governo, ao contrário do que prometeu, está, realmente, a prejudicar, não só os Polícias, como todos nós, os mais Pobres!!!!!!!!!!!!!!

Porque é que o Governo não investiga as Centenas de Contas que há, na Suiça e nas chamadas offshores, em vez de, ao não rever as Carreiras da Polícia, ainda lhes tira, a eles e a nós, o pouco que ganham/os???
Laranjeiro, 07-03-2014