segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INACREDITÁVEL

SEM ELECTRICIDADE, EM PLENO SÉCULO XXI
Li num Jornal diário que Santana da Serra, uma freguesia do concelho de Ourique, foi agora contemplada com luz eléctrica.
Por momentos fiquei incrédulo e perplexo ao verificar que num País com cerca de 561 kms de comprimento e 214 na sua maior largura, ainda existem povoações e populações privadas desse bem público essencial, mas também de saneamento básico (água canalizada, esgotos e arruamentos).
Em face de tal notícia, não pude deixar de pensar: que benefícios tiveram com o 25 de Abril, as pessoas que esperam há 34 anos pela chegada da electricidade e do saneamento básico?
Como é possível que os governantes deste País tenham ignorado e desprezado, durante tantos anos, estes portugueses, obrigando-os a viver em condições miseráveis e desumanas?
Até agora, os habitantes de Santana da Serra, não podiam desfrutar da companhia da televisão, não podiam ter frigorífico nem qualquer outro electrodoméstico, vivendo em condições semelhantes às do início do século XX, isolados e completamente afastados da civilização, como animais, alimentando-se no dia-a-dia à base dos produtos extraídos da terra, com imenso trabalho e sacrifício e sem poderem guardar e conservar um pouco de carne ou peixe para situações de emergência.
Como é possível que ainda haja em Portugal, em pleno século XXI, cidadãos privados de luz eléctrica, água, esgotos e arruamentos?
Uma situação desta natureza, constitui uma imensa vergonha para o País e para os governantes que em 34 anos de democracia, não foram capazes de levar a electricidade a todos os locais onde existem pessoas, proporcionando direitos iguais para todos.
Quando oiço o Governo anunciar obras megalómanas, de necessidade duvidosa que de facto não vêm acrescentar mais bem-estar à grande maioria dos portugueses e que implicam gastos astronómicos de muitos milhares de milhões de euros, interrogo-me como é possível que esse mesmo Governo não seja capaz de acabar com estas situações vergonhosas, intoleráveis e desumanas que impedem as pessoas de usufruir de direitos que são comuns a todos os portugueses e lhes rouba a possibilidade de poderem ter uma vida mais saudável e mais feliz.
Com uns míseros euros, em parceria com as Câmaras que superintendem nesses locais, há muito que o Poder Central teria resolvido o problema. Mas o que se vê e constata ao longo de todos estes anos, é que os Governos se estão burrifando para as pessoas que não têm electricidade ou saneamento básico e vivem em condições miseráveis, o que eles querem é realizar grandes obras, envolvendo muitos milhões pois dessa forma, é muito mais fácil conseguir grandes proveitos e acautelar o futuro, depois de se acabarem os tachos.
Esses Senhores já alguma vez tentaram, por alguns segundos, imaginar-se no lugar daquelas pessoas, em pleno século XXI, sem electricidade e sem saneamento básico, sem poderem usufruir dos benefícios de um frigorífico, de um aparelho de ar condicionado ou de uma televisão?
Não, nunca se imaginaram em tal situação, caso contrário tinham resolvido o problema imediatamente.
Este exemplo de Santana da Serra e de outros idênticos que provavelmente existem ainda por esse País fora, é revelador de como o bem-estar das pessoas não é de facto, infelizmente, o objectivo primeiro dos governantes portugueses e, por isso mesmo, o povo continua, em matéria de direitos, na cauda de todos os Países da CEE.

2 comentários:

Pedro Lopes disse...

O seu querido Estado Novo até queria la levar a "luz", mas o 25 de Abril nao deixou...

O Sr Meirelles como ex-funcionário público bem podia ter lá posto a "luz", já que anda tão escandalizado com o 25 de Abril!

Tenha juízo que idade já a tem...

Pedro Lopes disse...

Então, Sr Meirelles já ganhou juizo nessa sua cabecinha de vento?

Desta vez passa, mas veja lá se tem um encontro imediato com uma "sachola"...