terça-feira, 11 de agosto de 2009

RAUL SOLNADO

O País ficou mais pobre. Raul Solnado deixou-nos fisicamente na manhã de 8 de Agosto de 2009, um pouco antes da hora do almoço e quando faltavam cerca de dois meses para completar 80 anos. Porém, o seu nome e a sua obra perpetuarão para sempre na memória e no coração de todos os portugueses.

Curvo-me respeitosamente perante a memória de tão ilustre português que atingiu em vida, uma dimensão, interdita à grande maioria dos homens e que foi para mim uma extraordinária referência, antes e depois do 25 de Abril de 1974.

Raul Solnado era o símbolo da simplicidade que irradiava pureza e simpatia e tudo quanto fazia, tinha também essa enorme virtude da simplicidade, de fácil compreensão, ao jeito do povo, daquele povo mais humilde e menos instruído.

Ainda criança, recordo como ria perdidamente, até às lágrimas, com o seu humor único, simples, desconcertante e impagável. Num tempo em que os meios audio-visuais não existiam, deliciava-me a ouvi-lo na rádio e através de gravações e discos que comprava logo que eram postos à venda.

Recordo que logo após o 25 de Abril, a maioria dos artistas portugueses enveredaram pela utilização de toda a espécie de palavrões obscenos, como se não fosse posssível continuar a fazer espectáculos de diversão, em liberdade e democracia, sem utilizar todo aquele chorrilho de asneiras.

Raul Solnado foi uma raríssima excepção, resistindo a todos esses excessos, continuando a fazer o seu trabalho e a fazer rir os portugueses sem necessidade de recorrer a esse tipo de vocabulário, respeitando tudo e todos, sem ofender e sem atingir a dignidade das pessoas, como era normal acontecer no pós-25 de Abril.

Raul Solnado foi daqueles Homens que mereceram o 25 de Abril e que mais o souberam respeitar. A sua extraordinária dimensão humana e qualidade artística superior, permitiu-lhe fazer criações humorísticas fascinantes, antes e depois do 25 de Abril, sempre com a mesma postura, em que sobressaía o respeito absoluto pelos outros.

Só um grande Homem e um grande Artista é capaz de conservar durante uma vida esta extraordinária nobreza de carácter, sempre preocupado com o bem-estar dos outros.

RAUL SOLNADO, adorava que o teu tempo terreno pudesse ter prolongamento e pudesses continuar a fazer durante muitos mais anos, aquilo que mais gostavas: fazer os outros felizes. Porém, nestas coisas de morrer, a vontade humana não tem qualquer influência e quando chega a hora da verdade, não há privilegiados.
Sinto que partes feliz porque fizeste em vida tudo quanto desejaste realizar e cumpriste na perfeição os desígnios de Deus.
Agora é tempo de gozares a felicidade eterna, na companhia dos familiares e de tantos amigos e companheiros que partiram antes de ti.
Até sempre.

Sem comentários: