quarta-feira, 19 de agosto de 2009

INTERNET - PRODIGIOSA DESCOBERTA




O que a Internet tem de extraordinário e belo, é o facto de nos permitir comunicar de forma impressionantemente rápida e segura, trocando ideias e conceitos sobre qualquer tema, para qualquer parte do Mundo, com pessoas que nunca tivemos o prazer de conhecer, com um àvontade admirável, como se de um conhecido, um amigo ou um familiar se tratasse.

Esta facilidade de comunicação, era completamente impossível no período anterior à revolução informática e essa troca de ideias só acontecia com pessoas do nosso universo de conhecimentos, depois de estudados os seus hábitos e preferências, para não ferir susceptibilidades.

Mas nesse período havia ainda um outro grande problema: a mobilidade. Hoje, entro em contacto, em segundos, com pessoas em todo o Mundo, posso dialogar em tempo real com familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos, confortavelmente sentado em casa, com a ajuda do computador.

No período a que me venho referindo, antes do telemóvel e da Internet, até para falar com o vizinho, desde que não tivesse telefone fixo, tinha que me deslocar e ir ao seu encontro, o mesmo acontecendo quando queria trocar ideias e conviver com os amigos.

Com a Internet, no local onde resido, posso realizar todo o tipo de operações, em qualquer ponto do País e que dantes só podia efectivar deslocando-me pessoalmente ao local.

É de facto espantosa a era da Internet, graças à qual, o Mundo imenso e longínquo se transformou numa pequena aldeia global, em que tudo, mas mesmo tudo, se encontra agora à distância de um clic.

É um feito extraordinário do Ser humano cuja capacidade para chegar mais além e descobrir coisas novas não tem limites, à medida que vai atingindo estádios superiores de inteligência.

Durante milhões de anos, desde o nosso antepassado mais remoto, o Australopithecus, até ao Homo Erectus que viveu até há 300 mil anos e o Neandertal que se aguentou até à chegada do Ser Humano Moderno, há 40.000 anos atrás, esses antepassados viveram em estado selvagem, sujeitos ao que a natureza lhes oferecia e foram necessários muitos milénios para inventar o fogo, a roda, os utensílios e ferramentas mais rudimentares, mantendo os mesmos hábitos, costumes e comportamentos, sem grandes alterações, durante períodos muito longos.

Mas foram esses pequeníssimos avanços e esses pequeníssimos contributos dos primitivos humanos que permitiram a evolução científica que hoje se verifica. Se o homem hoje tem uma inteligência infinitamente superior, ela foi desenvolvida por etapas, em contínua exercitação, mercê de todos esses contributos.

O homem actual, tem o saber acumulado de todo esse longo percurso da humanidade e, por isso, é extraordinariamente brilhante em todos os campos da ciência, augurando-lhe um futuro de grandes descobertas científicas que vão alterar por completo o seu padrão de vida na Terra, para seu próprio benefício.

Nesse sentido, o homem será capaz de prolongar a longevidade, realizar o teletransporte e revolucionar o actual padrão alimentar porque o planeta está exausto, não tem recursos perpétuos e, por outro lado, essa forma de a humanidade se alimentar, para além de colocar em risco a preservação de todas as espécies vivas, produz uma tão grande quantidade de lixo poluente que a não serem tomadas medidas urgentes, afectará gravemente o Planeta e tornará insuportável a vida das pessoas.

Oxalá o homem não demore muito a decifrar esta encruzilhada, porque poderá já ser tarde, quando finalmente descobrir o caminho certo.

Mas porque me desviei eu do assunto que pretendia veicular quando peguei no tema Internet? Não sei, nem isso é relevante mas de facto a minha intenção foi dizer que já por várias vezes me interroguei acerca da forma como muitos internautas utilizam o espaço internet e o tempo que lhe dedicam, fazendo intervenções que não têm minimamente em conta, o respeito devido pelas pessoas e instituições, demonstrando grande insensatez, irresponsabilidade e sentido de equidade.

Não compreendo como se pode desperdiçar um privilégio tão grande de se poder entrar em contacto permanente com o Mundo e interagir com o que nele se passa, dando válidos contributos. Em vez disso, divertem-se com indecências, ofendendo e atingindo a honra e a dignidade de pessoas de bem.

É de facto uma situação que me causa alguma mágoa, perplexidade e desconforto, com a qual nunca pactuarei em nenhuma circunstância e em nenhum momento.

Admito uma brincadeira inofensiva, sem intenção de ofender a honra e dignidade das pessoas mas não tolero nem suporto quem extravaze para além dessa brincadeira, à margem de parâmetros bem definidos, em que devem estar inseridos todos aqueles que se sentem movidos por um espírito construtivo e respeitador, característico de todas as pessoas de bem.

Sem comentários: