sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CONDENÁVEL A ACTUAÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA DE LISBOA!!!


Em Fevereiro de 2007, após um processo extremamente difícil e moroso que durou cerca de nove anos, a Associação de Moradores do Bairro das Calvanas (AMBC) via finalmente concretizar-se o grande objectivo da sua luta com a realização da cerimónia da entrega das chaves das novas habitações, construídas na freguesia da Charneca, junto ao Bairro dos Sete Céus.
.
Desde então para cá, são decorridos cerca de cinco anos e até agora, a Comissão Municipal de Toponímia (CMT) ainda não arranjou tempo para colocar umas placas identificativas nas ruas.
.
A Associação de Moradores já denunciou a situação por diversas vezes à Câmara e à própria Comissão Municipal de Toponímia através de ofícios registados e com aviso de recepção mas não obteve qualquer resposta.
.
A AMBC enviou inclusivé um processo completo com os nomes de algumas personagens que os moradores gostariam de ver atribuídos às ruas mas o resultado foi o mesmo: não mereceu qualquer apreciação e muito menos resposta.
.
Entretanto, durante cinco anos, os nossos associados não puderam actualizar os seus documentos e continuam numa situação de ilegalidade perante a lei, sujeitos a ser sancionados por isso. Por outro lado, os familiares, amigos e fornecedores que se queiram deslocar ao Bairro, também se deparam com dificuldades porque as ruas não estão oficialmente identificadas.
.
Porque acontecem estas coisas no nosso País? Será que durante cinco anos a CMT não teve oportunidade de regularizar esta situação? E porque não respondeu aos divversos ofícios que a AMBC lhe enviou? Pode uma entidade pública ignorar a correspondência que lhe é endereçada pelos cidadãos?
.
Estes serviços públicos não têm ponta por onde se lhe pegue... são pequenos feudos onde os funcionários agem a seu bel prazer e fazem o que lhes dá na real gana, sem se incomodarem minimamente com os graves problemas e prejuízos que o seu censurável comportamento causa às pessoas.
.
Em qualquer País civilizado do Mundo quando se constroi um complexo habitacional, a primeira coisa a fazer são as vias de comunicação e toda a espécie de infraestruturas; depois constroem-se as habitações, identificam-se as ruas e, fnalmente, as casas são habitadas.
.
Pois em Portugal, o panorama é muito diferente: em primeiro lugar constroem-se as casas, metem-se lá as pessoas e só depois se faz a maioria das infraestruturas, inclusivé as vias de comunicação e passados muitos anos é que identificam as ruas!!!
.
Se não acreditam, procurem informar-se sobre o processo de construção da Alta de Lisboa. Verificarão que passados mais de dez anos sobre os realojamentos, as vias de comunicação ainda não estão concluídas e uma boa parte dos serviços e infraestruturas não passam de uma miragem.
.
Quando uma CMT não consegue em cerca de cinco anos resolver um processo toponímico tão simples, colocando ou mandando colocar meia dúzia de placas de identificação em quatro ruas do novo Bairro das Calvanas,  então não é difícil compreender quão irresponsável, prejudicial e vergonhosa é a actuação dos responsáveis da maioria dos Serviços Públicos por esse País fora, também eles co-responsáveis pelo estado de crise profunda em que se encontra Portugal.
.
Não haverá pessoas com outro tipo de sensibilidade e responsabilidade para integrar a Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa? Francamente!... É sina deste País escolher quase sempre as pessoas erradas para ocupar os cargos públicos de maior responsabilidade e o resultado não podia ser mais catrastófico.
.
O Bairro das Calvanas continua à espera (só lhe resta mesmo esperar) que uns senhores importantes, colocados erradamente na CMTL arranjem tempo e decidam colocar as respectivas placas identificativas nas ruas. Será que ainda vai esperar mais cinco anos?
.
Tenham decoro!!!

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, estes Senhores, nem para fiscais de um, qualquer, Mercado Municipal, serviam.

No entanto, continuo muito admirado, pois, por cá, são, normalmente, estes Senhores e Senhoras, que ganham as Eleições.Porque será?

Eu quero, com isto, dizer que, em parte, são as Pessoas que votaram neles, que têm a culpa. Mas, se V. Excelência, for perguntar quem é que votou neles, ninguém votou.

Eles foram eleitos, pelos extra-terrestres que, na altura, estavam de passagem, pela Terra.

Isto é, realmente, uma das causas que nos levaram a esta situação!!!

Laranjeiro, 10-12-2011