sábado, 17 de dezembro de 2011

MORREU CESÁRIA ÉVORA

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Cesária Évora morreu, este sábado, aos 70 anos. A diva dos pés descalços estava doente há vários meses e tinha já terminado a carreira, a 23 de Setembro de 2011.
.
Segundo notícias da imprensa, Cesária Évora deu entrada no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, na sexta-feira, onde esteve internada nos serviços de cuidados intensivos "com um quadro muito complexo", tendo sido confirmada a sua morte pelo director clínico do hospital que revelou ter ocorrido por volta das 11:20 de hoje, 17 de Dezembro de 2011, apontando como principal causa "insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada".
.
Cesária Évora era a grande embaixadora de Cabo Verde. Os seus concertos esgotavam onde quer que se realizassem e o seu nome era conhecido no mundo inteiro. Os nomes do Presidente da República ou do Primeiro-Ministro de Cabo Verde eram totalmente desconhecidos da grande maioria dos cidadãos do mundo mas  o nome de Cesária Évora, a raínha das mornas ou diva dos pés descalços, era bem conhecido.
.
Cise, como lhe chamavam os amigos, fumava e bebia descontroladamente e, tais vícios, colocaram muitas vezes em risco a sua vida ao longo da sua carreira. Resistiu até aos 70 anos, feitos a 27 de Agosto de 2011 mas era visível que o seu estado de saúde se agravava de dia para dia e que o pior poderia acontecer a qualquer momento. 
.
Pela minha parte, para além de lamentar profundamente a sua partida e pedir a Deus que lhe conceda a felicidade eterna, desejo também agradecer-lhe e dizer-lhe muito obrigada por todos os bons momentos que me proporcionou ouvindo as suas maravilhosas interpretações.
.
Cabo Verde tornou-se independente em 5 de Julho de 1975 e a partir dessa data, como consequência, Cesária Évora passou a ser uma cidadã caboverdeana; no entanto, para mim, ela também continuou a ser portuguesa já que nasceu e viveu durante mais de três décadas e meia em território sobre administração portuguesa  e, para além disso, não é novidade para ninguém que após a independência do seu País, Cesária continuou a amar Portugal.
Até  sempre.
  

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Manuel,

Vi o seu blog de alto a baixo, para me pronunciar.
Os seus textos são políticos e sociais, o que quer dizer, que está, sempre na moda.
Boas reflexões, que nos fazem pensar, também.

Mais um vulto da cultura, que partiu. É assim, mas, às vezes, apetecia-nos, que fossem eternos, como o nosso Manoel de Oliveira.

Tenha um bom Domingo e hoje temos solinho.

Abraços.

afectosecumplicidades.blogspot.com

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Realmente, o perecimento da Estrela da Canção Cabo Verdeana, foi uma grande perda, para Cabo Verde, Portugal e para o Mundo inteiro.

De facto, é a Música de Cabo Verde, que eu mais aprecio.

Envio, à Família enlutada, os meus sentidos Pêsames.
Laranjeiro, 18-12-2011

Anónimo disse...

Boa noite Manuel,

Agradeço as palavras bonitas e simpáticas, que deixou no meu blog.
Tornei-me seguidora do seu mesmo agora, senão esqueço o nome do seu blog, mas não, o seu rosto.
Se fizer questão, terei muito gosto em recebê-lo no meu painel.

Boa semana.

Falar-nos-emos antes do Natal, decerto.

Abraços de luz.

Smareis disse...

Oi Manuel . É uma grande perda.

Desejo uma ótima semana pra ti!
Ja deixo meu desejo de um Feliz Natal e um Ano recheado de sonhos e desejos realizados. Obrigada por ter caminhado comigo durante esse Ano, e que no próximo Ano estejamos juntos novamente... Beijos grande!

Unknown disse...

Prezado amigo!

Gostei de seu bloge doravante seguirei-o!

Muita paz!