segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RAMALHO EANES - UM EXEMPLO A SEGUIR


IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Há notícias que deviam ter honras de primeira página e abertura de telejornais e, por incrível que pareça, são completamente desvalorizadas e ignoradas.
.
A notícia já é velha e consta de uma crónica de Fernando Dacosta publicada em 2008 mas eu só recentemente tive conhecimento que o General Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, recusou receber uma quantia significativa de um milhão e trezentos mil euros, porque durante o seu segundo mandato lhe foi apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si que o impedia de acumular o vencimento de Chefe do Estado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência públicas que viesse a receber.
.
O então Presidente da República promulgou a lei e ficou impedido de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira; porém, perante o desconforto de tamanha injustiça, entregou o caso aos tribunais que acabaram por proferir uma sentença a seu favor.
.
Ramalho Eanes teve uma dignidade e uma nobreza de carácter difícil de encontrar nos nossos dias e sem hesitar, rejeitou as importâncias não pagas durante catorze anos, com rectroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros.
.
Convenhamos que num País onde a corrupção, o suborno, a ganância e o compadrio descarado são vedetas cintilantes, será muito difícil encontrar actos de nobreza tão sublimes como este.
.
Porém, a avaliar pelo destaque que a comunicação social lhe dispensou, dir-se-ia que não gostaram do gesto de Ramalho Eanes e, em consequência, boicotaram e silenciaram o acontecimento.
.
Há gente neste País e não é assim tão pouca que reclama e recebe aquilo a que não tem direito sem qualquer tipo de constrangimento ou pudor e ainda conta com o elogio, a defesa e a compreensão da imprensa escrita e falada.
.
Relativamente ao exemplo de grande nobreza de carácter protagonizado pelo ex-Presidente da República que poderia ser altamente positivo e moralisante para os portugueses, a comunicação social, vá lá saber-se por que razão, ignorou-o, não lhe atribuindo qualquer relevância.
.
Pois para mim, tal gesto tem um significado e um valor incalculáveis porque respeito e aprecio as pessoas de bem e o General Ramalho Eanes que já tinha recusado a promoção a Marechal, demonstrou que é alguém com carácter e que continua a cultivar valores, hoje muito maltratados, como a integridade e a honra.
.
Outros, no seu lugar, não tenho qualquer dúvida, regozijar-se-iam com a sentença, ficariam eufóricos e inchados para toda a vida, afrontariam até, provavelmente, aqueles que o pretenderam prejudicar e, por fim, arrecadariam o montante que por direito lhes pertencia, consumindo-o em trivialidades.
.
Para Portugal vencer a crise que é, acima de tudo, uma enorme crise de valores, é necessário que políticos e governantes adoptem o carácter de Ramalho Eanes e sigam o seu nobre exemplo.

2 comentários:

Unknown disse...

Conhecia esta situação já lá vão uns tempos e concordo contigo quanto ao tratamento das notícias.
Os nossos jornais e jornalistas só chafurdam nas coisas piores criando notícias pelas piores razões.
Neste tempo em que estamos mal de finanças e se ergue um coro de desempregados e famintos era bom que trouxessem noticias mais positivas e outras que nos motivem a ser mais criativos dentro da crise instalada.

swaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor

Estes, sim, são Homens com "H" grande!!!! Disto já se vê pouco.

À Informação, não convêm estas Notícias!! Isto não lhes dá audiências.

Além disso se Notícias como esta, tivessem o destaque que deveriam ter, iam embaraçar muita gente, logo, convém que isto passe despercebido.

Laranjeiro, 06-12-2011