sábado, 27 de julho de 2013

ÁRBITROS PORTUGUESES BENEFICIAM EQUIPAS ESTRANGEIRAS!

 
Imagem retirada do Google

Incompreensivelmente, as equipas de arbitragem portuguesas quando chamadas a dirigir jogos particulares, antes ou depois do início da época, entre clubes nacionais e estrangeiros, adoptam uma postura demasiado rígida para as equipas portuguesas e usam de uma brandura excessiva para com os forasteiros.
 
Ao contrário, quando este tipo de jogos são disputados no estrangeiro, os árbitros desses Países, prejudicam descaradamente as equipas portuguesas. Às vezes a actuação é tão caseira que até os próprios adeptos se manifestam contra.
  
Ontem, assisti via internet ao jogo Benfica/Nice e, mais uma vez pude comprovar o que atrás ficou escrito. O árbitro do encontro, um tal Bruno Esteves, não teve qualquer problema em marcar penalti e expulsar o guardião do Benfica, aos 30 minutos da primeira parte, numa jogada em que o jogador do Nice, vendo que já não tinha hipótese de marcar, se atirou para o relvado. Vi várias entradas duríssimas sobre vários jogadores do Benfica, inclusive sobre Sálvio que saiu lesionado e o árbitro, a pedido, lá mostrou o cartão amarelo. Também segui pela Internet o jogo Benfica/Peñarol e vi entradas violentas não sancionadas pelo juiz da partida.
 
Não consigo entender porque é que os árbitros portugueses agem desta maneira e o que é que ganham com isso. Neste caso, marcar penalti já era uma má decisão mas ao expulsar o Artur Morais, a avaliação à sua prestação neste jogo só pode ser negativa porque prejudicou severa e injustamente uma das equipas em jogo, sofrendo um golo e jogando mais de 60 minutos com menos um elemento.
 
Às vezes até penso que se trata de árbitros ressabiados, adeptos de clubes rivais que aproveitam para se vingar nestes jogos particulares; claro que isto não pode ser verdade pois se tal acontecesse, então estaríamos em presença de homens sem carácter, sem condições éticas e morais para desempenhar a função de árbitro.
 
Seja como for, as instâncias que gerem o futebol em Portugal, creio que têm uma palavra a dizer, no sentido de esclarecerem as equipas de arbitragem que devem corrigir a sua forma de actuar e tratar as equipas portuguesas em pé de igualdade com os seus adversários estrangeiros.

Será pedir muito?

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto eu, mais uma vez, não vi este Jogo, mas, ao falar, hoje, com um Senhor, que o viu, verifiquei que V. Excelência tem toda a razão, do Mundo, na sua Análise.

No fundo, este Senhor Árbitro, não se quer ou quiz vingar de nada nem ninguém.
Este Senhor, está, apenas, a fazer o que vê fazer.

Por acaso, lembra-se do que dizia e ainda diz, o Exmo Senhor Primeiro Ministro? Ele dizia e diz: Eu quero ir além da Troika.

Eu pergunto: O que é que ele ganhou ao ser, como o Snr Árbitro, tão submisso? Que eu saiba, nem ele nem os Portugueses, ganhámos nada!!!

Por acaso, o Exmo Senhor Autor, vê este comportamento, em mais algum País, com a dimensão do nosso?

Realmente, eu nunca, como diz o outro, vi nada assim!

É, a todos os Níveis, uma submissão total!!!!!
Laranjeiro, 28-07-2013