quinta-feira, 25 de julho de 2013

UMA OMISSÃO CONVENIENTE MAS INADMISSÍVEL

 
 
Imagem retirada do Google
 
Definitivamente, terei de concluir que há uma certa atracção das figuras públicas com ligação ao grupo BPN/SLN ao Governo liderado por Passos Coelho, pois só assim se compreende que depois da grossa polémica que envolveu a nomeação do Secretário de Estado do Empreendorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, o primeiro-ministro tenha reeditado essa polémica com a nomeação de Rui Machete para o cargo de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, sabendo da sua ligação ao grupo, na qualidade de presidente do conselho superior do BPN, durante oito anos, um Banco onde foi perpetrado o maior desfalque financeiro de que há memória em Portugal e, por isso mesmo, todas as pessoas que por lá passaram, com ou sem culpas no cartório, são "personas non gratas" para a generalidade dos portugueses.
 
Porém, nenhum cidadão está capacitado para condenar quem quer que seja e só à Justiça compete apurar a responsabilidade de cada uma dessas personalidades em tão gigantesca fraude e sentenciar a sua culpa ou inocência.
 
Há porém outro aspecto que ocorreu nas duas nomeações que deve merecer a condenação de todos os portugueses e que tem a ver com a omissão nos seus currículos da passagem pelo BPN/SLN.
 
Toda a vida ouvi dizer que "quem não deve não teme". Então porque razão foi omitida a informação referente à ligação de Franquelim Alves e Rui Machete ao BPN/SLN? O que pretenderam esconder?
 
Esta actuação, vinda de pessoas com uma tão longa experiência de vida, demonstrou uma confrangedora imaturidade e inexperiência porque seria quase impossível que tal omissão não fosse desmascarada pela comunicação social na praça pública, acabando por agravar ainda mais a situação.
 
Alguém que se disponibiliza para ocupar cargos governativos de tanta responsabilidade, deve avaliar muito bem o seu percurso de vida e não pode, em nenhuma circunstância, faltar à verdade. Se nesse percurso cometeu deslizes que o podem comprometer, é preferível declinar o convite a ter que mentir e manchar ainda mais a sua honra.
 
Um governante, para além de competente, deve ser alguém que privilegia a verdade para que possa servir de exemplo aos cidadãos do seu País, facto que infelizmente não tem acontecido com os sucessivos governantes que sempre elegeram a mentira como a melhor arma para conquistar o povo e combater os adversários.
 
O Dr. Rui Machete já fez de tudo na vida, provavelmente nem tudo bem feito. Por mim, estou disposto a esquecer esta polémica, desde que seja capaz de ocupar o cargo para que foi nomeado com enorme sucesso e distinção, ajudando Portugal a superar esta maldita crise em que se encontra mergulhado há tempo demasiado.
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, já são omissões a mais!!

Eu acho que o PSD tinha e tem muitos Filiados que não precisavam de omitir nada de nada.

Depois, admiram-se que a Oposição diga que o Governo é muito impreparado!!!!!!!

Para mim, são dois Anos de erros sucessivos que levam os Adversários a esta, triste, conclusão!!!!

Eu comparo este Governo, com o SLB.

Efectivamente, está na hora de este Governo e o SLB, aprenderem com o FCP!!!!!!!

No FCP, doa a quem doer, primeiro concretizam-se as Obras e as coisas e, depois, anunciam-se os resultados!!

Se, os dois, não agirem desta maneira, mais uma vez, não vão ganhar nada!!!!!!!!!!!
Laranjeiro, 26-07-2013