Imagem retirada do Google
O popular cantor cabo-verdiano BANA, conhecido como o "Rei da Morna", morreu esta madrugada, 13.07.2013, aos 81 anos, no Hospital de Loures, vítima de doença prolongada.
Era uma referência mundial da música de Cabo Verde e um dos seus maiores embaixadores de sempre, na divulgação dessa música e na promoção das belezas naturais do arquipélago por todos os locais do mundo por onde passou.
Adriano Gonçalves, de seu nome completo, nasceu a 11 de Março de 1932, no Mindelo, Ilha de São Vicente, em Cabo Verde e era 10 anos mais velho do que a sua conterrânea Cesária Évora que faleceu a 17 de Dezembro de 2011.
Iniciou a sua longa carreira em 1942, com apenas 10 anos de idade, muito antes de eu nascer e essa é a razão de eu afirmar frequentes vezes que sempre conheci Bana, por quem tinha, aliás, uma grande admiração como pessoa e como apreciador das suas "mornas" e "coladeras".
No tempo do gravador e do gira-discos, comprei muitas cassetes e muitos discos de vinil de 45 e de 70 rotações, relíquias que ainda hoje possuo e que provavelmente ficarão para os meus netos.
Nesse tempo, não havia bailarico onde não fosse tocada música cabo-verdiana e, Bana era dos cantores mais apreciados.
Como toda a gente que conhecia e admirava Bana, lamento profundamente a sua morte e peço a Deus lhe conceda na outra vida, felicidade eterna. Embora a morte física tenha ocorrido esta madrugada, a sua admirável carreira ao serviço da música do seu País jamais será esquecida e, por isso mesmo, não tenho dúvidas, Bana continuará bem vivo nos corações e na lembrança de todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer e de beneficiar da sua generosidade e do seu trabalho.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor,
De facto, pereceu, hoje, 13-07-2013, o maior Embaixador da Música, de Cabo Verde, que eu muito, tambem, admirava.
Paz à sua Alma e as minhas sentidas condolências, a toda a sua Exma Família.
Infelizmente, os melhores, em todas as Áreas, estão a desaparecer, em grande velocidade!!
Espero que, futuramente, surjam, em Cabo Verde, mais Cantores excepcionais, como foram a Exma Senhora Dª Cesária Évora e o Exmo Senhor BANA de nome, Adriano Gonçalves.
Laranjeiro, 13-07-2013
Enviar um comentário