sábado, 27 de julho de 2013

TRAGÉDIAS - ONDE EXISTIR UM HOMEM HAVERÁ SEMPRE ERROS HUMANOS



 
Imagens retiradas do Google
 
A insensatez e a irresponsabilidade humana ao longo dos séculos tem originado grandes tragédias e causado sofrimento e morte a muitos milhões de pessoas.
 
O homem abarca todos os vícios e, por isso mesmo, desde que não possua uma boa formação moral e seja dotado de um forte carácter, é potencialmente leviano, boémio, vaidoso, orgulhoso, invejoso, fraco de espírito e maleável, no bom e no mau sentido.
 
Todo o homem que se torne refém de um qualquer mau vício, a partir desse momento deixa de ser independente e responsável e transforma-se num ser perigoso para a sociedade. Todos sabemos que a irresponsabilidade é a causa de uma imensidão de desgraças e que há muita gente que não se importa de enganar, trair, roubar, sequestrar, violar ou matar para alimentar os seus vícios.
 
É minha convicção de que é muito difícil a alguém que é viciado em qualquer coisa ruim, cumprir com isenção e responsabilidade as suas obrigações profissionais, fundamentado em muitos factos que presenciei, directa e indirectamente, ao longo de mais de seis décadas de vida.
 
Há empregos que exigem dos seus titulares grande responsabilidade, especialmente quando o bem-estar e a vida de centenas ou milhares de pessoas depende da sua actuação. Para esses lugares, a selecção dos candidatos deve obedecer a uma rigorosa avaliação e mesmo depois de considerado apto para ocupar o lugar, deve ser escrutinado periodicamente, para verificar que a escolha foi acertada e as suas faculdades continuam intactas.
 
Em tudo quanto depende da orientação do homem, há sempre uma forte probabilidade de acontecerem erros humanos e mais ainda quando esse homem não possui as condições necessárias para desempenhar as funções.
 
Vem tudo isto a propósito do grave descarrilamento de um comboio em que seguiam 222 passageiros, ocorrido no passado dia 24 de Julho, a 4 quilómetros da estação de Santiago de Compostela e que segundo as notícias da imprensa, causou 80 mortos e 140 feridos, sendo que 32 se encontram em estado grave e cinco em coma.
 
Ainda segundo a imprensa, o comboio que fazia o trajecto Madrid/El Ferrol, na Galiza, que deveria circular a 80 kms/hora, no local onde se deu a tragédia, seguia a mais de 180 e ainda uma nota bem curiosa: o maquinista que protagonizou este grave acidente, colocava no facebook fotos do velocímetro do trem a 220 kms/hora. Isto diz tudo sobre a irresponsabilidade do ser humano.
 
Outro exemplo bem recente dessa irresponsabilidade humana, foi o naufrágio do Costa Concórdia, no dia 13 de Janeiro de 2012, um navio com capacidade para 3.800 passageiros, devido a uma inesperada alteração da rota.
 
Morreram 32 pessoas e duas continuam desaparecidas. O Comandante foi o primeiro a pôr-se a salvo e segundo a imprensa, a bordo seguia uma senhora que lhe fazia companhia que não estava registada como passageira.

Também recentemente, um boeing 777 da companhia Asiana Airlines, com 291 passageiros e 16 tripulantes a bordo, despistou-se no aeroporto de S. Francisco, na sequencia de uma aterragem mal calculada, tendo perdido a parte de trás e incendiado de seguida. Milagrosamente, apenas morreram 2 passageiras mas 180 ficaram feridas, 49 em estado grave.
 
Colocar a vida de milhares de passageiros nas mãos de pessoas incompetentes e irresponsáveis, é também responsabilidade de quem os considerou aptos para o exercício das funções.

De tudo isto se conclui que o homem é muitas vezes irracional e não se lhe pode atribuir uma grande liberdade de acção. A sua actividade tem que ser constantemente supervisionada para que ele não tenha hipóteses de cometer desvios. É como diz o ditado: "Um olho no burro e outro no cigano". Por exemplo, em Portugal, se a supervisão funcionasse e a acção do homem fosse devidamente controlada, ter-se-iam evitado gigantescas fraudes e, consequentemente, a falência do País.
 

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, um Maquinista que comunica, através da Rádio, como que a exibir-se, que ia a 190Km/hora, quando o limite, eram 80Km/hora, parece que algo de muito grave, se passa com a Saúde deste Senhor!

Se, por outro lado, este Senhor, está de óptima Saúde, física e Mental, então, e ao contrário do que acontece, em Portugal, deve ser castigado.

Infelizmente, do lado de cá, tem havido muitas tragédias, parecidas com esta, com uma diferença: Lá existem culpados. Cá, no momento dos Acidentes, só há Passageiros.

É lógico, racional e intuitivo que, se não há culpados, significa que, no momento em que os Acidentes
acontecem, os Combóios ou Autocarros, vão, só, com os Passageiros, o resto vai a ser efectuado, automaticamente, isto é, sem Maquinista ou outro, qualquer, meio Humano, de Comando!!!!

Aliás, com os Bancos e outras coisas mais,em Portugal, aconteceu, exactamente, o mesmo, ou seja, no momento em que as fraudes aconteceram, não havia Presidentes, Gestores nem Empregados, dentro dos Bancos!!!!!!!!!!!!!

Envio, através deste meio, as minhas sentidas condolências, às Famílias que ficaram sem os seus Entes queridos.
Laranjeiro, 27-07-2013