terça-feira, 16 de julho de 2013

NOTA ALTA PARA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Perante a grave crise que o País atravessa e perante a situação complicada criada pela demissão do ministro de estado e dos negócios estrangeiros, o Presidente da República achou que era chegado o momento de encostar os Partidos à parede, pedindo-lhes que se entendessem e estabelecessem um acordo de regime que permitisse governar Portugal pelo menos até Junho de 2014, altura em que poderia haver eleições antecipadas.
 
O Presidente da República, farto desta brincadeira política partidária, atirou para cima dos Partidos a responsabilidade de se entenderem, em nome dos superiores interesses de Portugal, dizendo-lhes em tom solene que os portugueses não compreenderiam e não lhes perdoariam caso não fossem capazes de o fazer.

O Presidente da República foi muito claro nos objectivos que definiu pelo que não se compreendem as muitas interpretações que foram e continuam a ser feitas à sua comunicação. Só por mero cinismo político e interesses partidários se podem forjar dúvidas sobre uma comunicação tão clara e tão objectiva. Só em política é possível fazer interpretações tão enviesadas e ridículas.

O Presidente, tal como tem feito desde o início do seu mandato, alertou uma vez mais os portugueses,  ao longo de mais de metade dos 47 parágrafos da sua comunicação, para o perigo de haver eleições antecipadas e depois deu a conhecer qual seria, em sua opinião, a solução que melhor serviria o interesse nacional.

O Presidente da República, de forma inteligente, teve o cuidado de não fechar nenhum caminho para que os Partidos não pudessem encontrar entraves e pretextos para não assumirem a "exigência" de entendimento que lhes fez.

Creio que o Presidente da República, na gravíssima conjuntura económica e política que atravessamos, produziu um texto histórico, ousado, de grande visão, o qual merece uma nota elevada e contém a única fórmula possível para se sair da crise.

Quem utiliza o histórico texto para outros fins que não aqueles que o Presidente lhe destinou, não tem sentido de Estado, não é responsável e muito menos patriota.

Com esse tipo de gente o País não vai a lado nenhum e não tem qualquer hipótese de salvação.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, para estes Comentadores, a Comunicação do Exmo Senhor Presidente da República, parece mais um Lusíadas II, que um Discurso referente à GRAVE situação, do País!!!

Eu digo isto, porque o Exmo Senhor Luís Vaz de Camões, era um Homem tão Inteligente, que fez com que, cada Professor, de Português, dê um significado diferente, a cada Canto, dos Lusíadas!!!

O que eu, no meio disto tudo, lamento, é o facto de os três Partidos, não irem chegar a nenhum Acordo.

Infelizmente, para os Partidos, continuam a estar em primeiro lugar, eles e os Amigos.

Os Portugueses e o País, para eles, estão em 2º ou 3º lugar.

Quem teria sido o Indivíduo que inventou as Eleições? Pois é, este é o Problema de todos os Partidos!

Não são as Eleições que se lixam!!!

Tudo o resto é que se lixa!!!!
Laranjeiro, 17-07-2013