quarta-feira, 3 de julho de 2013

DENUNCIOU A CORRUPÇÃO NO VATICANO E FOI CASTIGADO

 
 
Imagem retirada do Google
 
Ao longo dos séculos a Igreja Católica tem protagonizado uma infinidade de escândalos que descredibilizam e desprestigiam a Instituição e afastam os seus seguidores.
 
Desde a condenação à morte de pessoas inocentes pela Inquisição, a Santa Sé e a Igreja em geral, têm sido palco constante de toda a espécie de crimes, nomeadamente, escândalos sexuais, corrupção, chantagens, traições, mentiras, etc.
 
Há quem advogue que Bento XV resignou devido ao facto de o Lóbi Gay ter chantageado membros da mais alta hierarquia do Vaticano, com o objectivo de eleger um Papa Gay.
 
Agora, vieram a público uma série de denúncias feitas pelo arcebispo Carlo Maria Viganó, veiculadas pela cadeia de TV La7, que publicou as cartas denunciantes enviadas pelo arcebispo ao Papa Bento XVI e a vários superiores, os quais, em vez de ordenarem uma rigorosa investigação aos factos denunciados, afastaram o arcebispo, transferindo-o para Washington.
 
Viganó informou os superiores que em 2009 quando tomou posse como secretário-geral do governo da Cidade do Vaticano, encontrou um deficit de mais de 7,8 milhões de euros e que os prejuízos eram causados por uma rede de corrupção, nepotismo e troca de favores na adjudicação de contratos a empresas exteriores ao Vaticano a preços muito acima do valor real.
 
Embora sob a gestão de Viganó o Departamento tenha superado os prejuízos e obtido lucros na ordem dos 34 milhões de euros, em Março de 2011 foi acossado por uma campanha de difamação que ditou o seu afastamento, de nada lhe valendo ter dirigido a Bento XVI a seguinte súplica: "Santo Padre, a minha transferência neste momento causaria desorientação e desencorajamento nos que acreditam ser possível varrer a corrupção e os abusos de poder".
 
Foi também noticiado que um prelado da Cúria Romana, um membro dos serviços secretos italianos e um intermediário financeiro foram detidos esta sexta-feira em Itália, no quadro de uma investigação ao Banco do Vaticano. O prelado detido, Monsenhor Nunzio Scarano, trabalhava como contabilista na administração financeira do Vaticano e tinha sido suspenso das suas funções há cerca de um mês, depois de se tornar arguido numa outra investigação sobre branqueamento de capitais que decorre na sua cidade natal, Salerno.
 
O Banco do Vaticano é igualmente acusado de ao longo dos anos ter sido usado por organizações criminosas que utilizam o anonimato e recorrem a "testas de ferro" para lavagem de dinheiro. Tudo isto se passa na Santa Sé, um lugar que deveria ser exemplar para o mundo e em especial para a população católica.
 
Pelo que se pode observar nas notícias, o Papa tinha conhecimento da dimensão e da gravidade dos escândalos que envolviam a Santa Sé mas, pelos vistos, os lóbis impuseram a sua vontade e não permitiram que o Santo Padre os combatesse, acabando por ser forçado a resignar.
 
Naquele ninho de vespas demoníacas em que se transformou a Santa Sé e em que os lóbis ditam as suas leis, prevejo para o Papa Francisco uma vida muito difícil e muitos entraves à sua acção de modernização e moralização da Igreja.
 
Porém, se Deus evitou a nomeação de um Papa GAY e lhe confiou a suprema missão de pôr ordem e justiça no Vaticano, é porque o vai ajudar a combater o mal, dando-lhe força e coragem para entregar à justiça todos aqueles que sob a capa da Igreja, em vez de seguirem a palavra de Deus se comportam como demónios.
 
Oxalá que o Papa Francisco seja capaz de produzir as mudanças necessárias para colocar a Igreja ao serviço dos que dela precisam, acabando com as mordomias faustosas do Clero e encaminhando esses recursos para os mais necessitados.
 
A tarefa é árdua e gigantesca mas com a ajuda de Deus nada é impossível.
 


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Não me espanta que, no Vaticano, se tenha passado e continue a passar, este monte de Escândalos bem como tanta Corrupção, e os responsáveis, maiores, acabarem por castigar os denunciantes!

O mal é geral. Em Portugal, passa-se a mesma coisa.

Comigo já se passou um Episódio
destes. Denunciei uma situação e, no final, acabaram por me acusar a mim de haver feito o que eu próprio, denunciei!!

Embora a idade do Papa Bento XVI, origine algumas fragilidades, nunca me acreditei nem acredito, que haja resignado, por causa das mesmas.

Para V. Excelência, ter uma ideia, veja o que se está a passar, neste rectângulo, devido a tantos Lóbis e Corrupção, os quais não têm deixado Governar o País como, de facto, deveria ser governado!!!!!

O exemplo não podia ser melhor!!

Efectivamente, não sei bem, porquê, a Igreja nunca cumpriu como devia, a missão para a qual foi, superiormente, designada.
Laranjeiro, 03-07-2013