segunda-feira, 29 de julho de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE



IMAGEMNS RETIRADAS DO GOOGLE

Impressionante manifestação de fé dos jovens de todo o mundo, numa jornada memorável e inesquecível, com a presença e a bênção do Papa Francisco que com a sua simpatia, humildade, frontalidade e desprendimento, tem cativado a estima e uma forte adesão do mundo católico e não  católico.
 
Notícias do Rio de Janeiro dão conta que uma multidão de cerca de 3 milhões de pessoas estiveram na praia de Copacabana, sábado à noite em vigília de oração. É um número record de pessoas em eventos desta natureza, difícil de bater por qualquer outro tipo de evento.
 
O Brasil, o maior País católico do mundo, com 126 milhões de seguidores, está bem à frente do México, o segundo maior, com 96 milhões e, de facto, estas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que ocorrem desde 1986, juntaram no Rio de Janeiro a maior concentração de jovens de sempre, fazendo jus ao lugar de liderança que ocupa.
 
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro que se realizam de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos e que reúne jovens católicos de todo o mundo, sendo o objetivo do evento, levar uma mensagem de fé, unidade e esperança para a juventude.
 
Nesta JMJ, o Papa Francisco foi a figura central, mobilizando multidões para todos os locais onde se deslocou e sempre vibrantemente ovacionado e aclamado. Este Papa tem algo de muito especial, os católicos "apaixonaram-se" por ele, porque lhes transmite confiança e esperança e porque tem tomado decisões correctas, rompendo com práticas anteriores que em seu entender não se coadunam com o papel da Igreja no Mundo. No fundo, esta imensa adesão dos jovens, tem a ver com a esperança que o Papa lhes transmitiu de poder renovar a Igreja e contribuir para a construção de um mundo melhor.
 
Nesse sentido, o Papa Francisco, estando num País que é também uma potência no futebol mundial, para melhor chegar ao coração dos jovens, usou metáforas desportivas: "Queridos jovens, sejam atletas de Cristo, joguem na sua equipa"; "Jesus é melhor que o Mundial"; "o que faz um jogador quando é convocado para jogar numa equipa", perguntou o Papa. “Deve treinar, e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor" Como? “Através da oração, dos sacramentos, pede-nos que nos assemelhemos a Ele, pelo amor fraternal, a escuta, a compreensão, o perdão, o acolhimento, a ajuda ao outro, de todas as pessoas sem exclusão, sem por à margem”.
 
Mas referindo-se aos manifestantes brasileiros que exigem melhores condições de vida, o Papa Francisco afirmou: “Os jovens nas ruas querem ser actores de mudança. Por favor, não deixem que sejam os outros os actores da mudança. Não fiquem à margem da vida, não foi [à margem] que Jesus permaneceu. Ele comprometeu-se. Comprometam-se tal como fez Jesus!”. E o Papa Francisco continuou: “O vosso jovem coração quer construir um mundo melhor. Sigo as notícias do mundo e vejo tantos jovens que saem à rua para exprimir o seu desejo de uma civilização mais justa e fraterna”; os jovens devem combater a “apatia e oferecer uma resposta cristã às inquietudes sociais e políticas que surgem nas diferentes partes do mundo”. “Peço-vos que sejam os construtores do futuro"; Os jovens devem comprometer-se nos campos social e político para “mudar o mundo”; “Não sejam cristãos em part-time, pela metade, de fachada, mas autênticos”.

No mundo atribulado em que vivemos,  carregados de dificuldades e incertezas, o Papa Francisco tem feito chegar a fé e a esperança ao coração das pessoas, as quais acreditam num novo tempo para a Igreja e Para o Mundo.

Assim seja.

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Sempre ouvi dizer que o que se querem, são bons fins porque, bons princípios, toda a gente tem.

No entanto, parece-me que estamos perante uma excepção à regra!!

De facto, o que este Papa, em tão curto espaço de tempo, conseguiu, no seio do Mundo Católico, não tem paralelo!!!!!

Isto é um Mundo de constante competição. Há, sempre, um superior ao outro. Com uma grande diferença: Esta competição é natural e saúdavel.

O que acabou de se ver, nesta visita Papal, ao Brasil, dá para ver que, tanto lá como cá, os Políticos, cada vez falham mais, nos compromissos e promessas, que fazem ao Povo trabalhador.
Laranjeiro, 30-07-2013