domingo, 1 de novembro de 2015

RUI VITÓRIA PROLONGA O CALVÁRIO BENFIQUISTA




Resultado de imagem para rui vitória no benficaImagem retirada do Google
 
Agora, a frio, para não ter dúvidas sobre as palavras que vou escrever, não podia deixar de opinar sobre o derby do dia 25.10.2015.
 
Depois da derrota na Supertaça Cândido de Oliveira, logo no início da presente época desportiva, o Benfica voltou a perder frente ao rival de sempre, em sua casa, agora para a Primeira Liga, por expressivos 3-0.
 
Foi uma derrota humilhante perante um estádio superlotado mas absolutamente justa.
 
Equipa técnica e jogadores não foram competentes, tanto na preparação como na disputa do jogo. Os jogadores encarnados andaram perdidos em campo, apáticos, desconcentrados, sem garra e sem qualquer tipo de hipóteses de travar o melhor jogo do adversário.
 
O meio campo não existiu, não segurou a bola, não fez pressão, não defendeu nem teve discernimento para arquitectar jogadas de ataque.
 
Ao contrário, os jogadores da equipa adversária, fizeram pressing em todo campo, recuperavam a bola com facilidade, ganharam praticamente todos os ressaltos e jogando em velocidade, ultrapassaram facilmente a frágil resistência encarnada cujos jogadores não tiveram força física nem mental para travar os constantes ataques sportinguistas, os quais resultaram em 3 golos na 1ª parte e outras várias oportunidades de golo.
 
O Sporting construiu o resultado na 1ª parte e depois controlou o jogo na  segunda parte como quis. Foi sempre autoritário e continuou a dominar a partida, tendo-lhe pertencido as melhores ocasiões para aumentar o resultado.
 
Começo a ter dúvidas sobre a competência desta equipa técnica, tendo em conta que alguns jogadores de classe internacional como Gaitán, Jonas, Luisão, Gonçalo Guedes, Pizzi, Jardel, Samaris, Mitroglou, não rendem em campo um terço do que já fizeram e as aquisições sonantes como Carcela, Taarabt, Jiménez tardam em aparecer.
 
De quem é a culpa? Dos jogadores ou da equipa técnica?
 
Eu observei em campo 11 jogadores a jogar como uma equipa, o Sporting e constatei que os 11 jogadores do Benfica não existiram como equipa.
 
Aconteceu precisamente o contrário daquilo que o treinador Rui Vitória tinha vaticinado na véspera: "Do nosso lado vamos ter em campo uma equipa e do outro lado vão estar 11 jogadores que não sei se formarão uma equipa".
 
Rui Vitória, é tempo de mudar o discurso. Se a equipa joga mal, não pode continuar a dizer que teve uma excelente prestação. De jogo para jogo, há que corrigir o que correu menos bem. Os jogadores têm que se esfalfar em campo, correr mais que o adversário, fazer pressão em todo o campo e jogar como equipa.
 
Por outro lado, Rui Vitória, é necessário ter muito cuidado com as afirmações que se fazem. Para dizer determinadas bacoradas, é melhor ficar calado. Tem que começar a intuir que é o treinador do maior Clube de Portugal e um dos melhores do mundo e que o discurso tem que ser correspondente.
 
Vamos esperar o que vai acontecer no próximo jogo para a Taça de Portugal. Se o Benfica eliminar o Sporting da Taça, será uma óptima desforra porque no campeonato o Benfica ainda pode recuperar. Se o Benfica voltar a perder frente ao rival, juntar-me-ei ao extenso universo de benfiquistas que pedem a demissão do treinador porque falhou a sua afirmação num grande Clube.
 
Já quanto ao último jogo com o Tondela, voltei a verificar uma fraquíssima exibição e o resultado de 4-0 é enganador. Foi melhor o resultado que a exibição. Não vejo melhorias neste Benfica e por isso mesmo não conseguiu um resultado positivo com o Galatasaray, depois de ter inaugurado o marcador aos 2 minutos de jogo. Isso aconteceu porque a equipa se retraiu, começou a jogar lentamente e deu todas as chances ao adversário que não se fez rogado e as aproveitou.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, nem sempre um Treinador que tem sido bastante regular, nas Equipas de segundo plano, resulta num 11 como o do SLB.

Eu não consigo entender porque é que os Presidentes dos Clubes têm a mania que são os DDT´s do Futebol!

Como uma grande maioria dos Simpatizantes e Adeptos, preferiam o Exmo Senhor Marco Silva, era obrigação do Presidente do Glorioso, ir a votos para ver quem é que escolhiam.

O exibicionista JJ, não está a trabalhar com uma Equipa, por ele formada, mas sim, com um Grupo formado, em parte, pelo antigo Treinador.

O actual condutor do Futebol dos Encarnados, tem que se convencer de uma vez por todas, que a Década de sessenta do Século passado, já passou.

Toda a gente sabe que o nível do chamado Futebol de segundo plano, subiu e o considerado de primeiro plano, desceu.

Realmente, falta a estes Senhores, muita garra e motivação.
Laranjeiro, 02-11-2015