quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TAÇA DE PORTUGAL - SPORTING / BENFICA - ÀS TRÊS É DE VEZ OU NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS?

Imagem retirada do Google

Tenho seguido atentamente a carreira desportiva da equipa principal de futebol do Sporting, na presente época e, francamente, não vejo nenhum brilhantismo nas suas actuações nem nos resultados obtidos, tanto a nível das competições nacionais como estrangeiras.

Na Champions League e na Liga Europa, o Sporting tem tido um desempenho decepcionante. Depois de não ter conseguido apurar-se para a fase de grupos da Champions, corre também um sério risco de não passar da fase de grupos da Liga Europa, já que em 4 jogos soma 4 pontos, resultantes de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, num grupo que integra equipas de menor valia, casos do Locomotiv de Moscovo, Besiktas e Skenderbeu.

Portanto, ao nível das competições europeias o Sporting desiludiu e relativamente às competições nacionais, a equipa nunca atingiu um patamar de excelência, mostrando sempre grandes dificuldades para ultrapassar com êxito equipas menos cotadas, como o demonstram as várias vitórias sofridas pela diferença mínima de um golo.

O maior feito do Clube de Alvalade na presente época e que merece realmente um destaque especial, foram sem dúvida as duas merecidas vitórias conseguidas frente ao eterno rival Benfica, a primeira logo no início da época para a Supertaça Cândido de Oliveira e a segunda, em pleno estádio da Luz, por expressivos 3-0, para a Liga.

Quer tudo isto dizer, na minha modesta opinião, que a equipa do Sporting não é melhor do que a do Benfica e que os encarnados não perderam os dois jogos por terem uma equipa inferior. Os resultados negativos da equipa benfiquista devem-se, sobretudo, a razões de ordem psicológica e a factores motivacionais que, como toda a gente viu, não existiram nos jogadores encarnados, os quais jogaram apreensivos, sem chama, sem alegria, sem crença e totalmente desconcentrados.

Desta vez, no jogo do próximo sábado, para a Taça de Portugal, é necessário que a equipa esteja devidamente mentalizada física e psicologicamente para poder desenvolver no rectângulo de jogo, todo o potencial futebolistico de que é capaz, pois se isso acontecer, o Benfica conseguirá sair do Estádio de Alvalade com uma saborosa vitória, eliminando o rival da segunda competição mais importante do calendário futebolístico nacional e, de certa forma, vingando os dois desaires anteriores.

Cabe à equipa técnica preparar psicologicamente a equipa para o jogo de sábado, sem stress, sem pressão, sem obrigação de vencer o que quer que seja. A equipa tem que entrar em campo em condições de poder jogar o futebol que é capaz, desinibida, alegre, confiante e audaz, sabendo cada jogador, de cor e salteado, aquilo que lhe compete fazer em campo.

Várias equipas mais fracas fizeram gato sapato da defesa e da equipa sportinguista, porque é que o Benfica não há-de fazer o mesmo e arrancar uma vitória em Alvalade?

A resposta tem que ser dada com uma grande exibição e a marcação de pelo menos mais um golo do que o adversário. Vamos ver qual dos provérbios se vai concretizar: se "às três é de vez" ou, se pelo contrário, "não há duas sem três".

Espero que seja "às três é de vez".

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, foi o excesso de Pressão e Stress que originou aquela, pesada, derrota, frente ao SCP.

Mas, porquê este comportamento do Glorioso, a jogar com o Clube de Alvalade?

Eu ainda admitia, em face dos resultados, este medo, em relação ao FCP, agora, com o Sporting, nunca!

Ou os CINCO VIOLINOS, Voltaram?

Se, os Jogadores do maior Clube Português, jogarem hoje como jogaram nos últimos dois Jogos, com o Rival, é certo e sabido que vão perder outra vez.

Afinal, o que é que tem de especial, o Exmo Senhor JJ?

Um Treinador que nunca ganhou nada, lá fora, em princípio, não deveria meter medo a ninguém!

Ou ele, além de Treinador, também é hipnotizador?

Espero que, hoje, seja um Indivíduo normal e não cause nenhum derrame cerebral aos Jogadores e ao Exmo Senhor RV.
Laranjeiro, 20-11-2015