terça-feira, 23 de abril de 2013

CONHECEM O JUIZ QUE SUPERVISIONOU O HISTÓRICO JULGAMENTO DO "MENSALÃO"?

 
 
IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE
 
Infelizmente em Portugal a Justiça é forte com os fracos e fraca com os fortes. Os magistrados não têm coragem de enfrentar os poderosos e aplicar sentenças equivalentes aos crimes praticados. Na maioria dos casos arquitectam sentenças escandalosamente habilidosas para dizer que os factos não foram provados como pretexto para absolver os réus (poderosos).
 
Do País irmão chega um exemplo brilhante que devia fazer corar de vergonha toda essa elite de magistrados portugueses, de seu nome JOAQUIM BARBOSA, o Juiz que supervisionou o julgamento histórico do "Mensalão", envolvendo um esquema de 35 milhões de dólares na compra de votos e que em 2012 condenou muitos dos colaboradores mais próximos do ex-Presidente Lula da Silva.
 
O Juiz e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rompeu corajosamente com uma longa tradição de corrupção tolerada judicialmente, mostrando ser justo e independente, em nada afectando a sua capacidade de julgar e condenar políticos próximos do presidente, o facto de ter sido nomeado por ele em 2003 para presidir ao STF.
 
O trabalho realizado por este magistrado é de facto um grande exemplo para o Brasil e para o mundo inteiro e, nesse sentido, a revista norte-americana Times quis dar-lhe o destaque e o reconhecimento que a sua actuação merece, elegendo-o como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na categoria de "Pioneiros".
 
Depois desta notícia tive curiosidade em saber mais alguma coisa acerca deste homem e pude confirmar a sua origem humilde e a necessidade de trabalhar para pagar os seus estudos. É um homem íntegro e, pelos vistos, amado pelo povo que no último carnaval se fantasiou com a sua máscara, para o homenagear, tendo sido uma das máscaras mais vendidas.
 
Atendendo à notoriedade alcançada dentro e fora do seu País e ao facto de o povo gostar dele, não me enganarei se disser que este Juiz pode muito bem vir a ser o sucessor de Dilma Rousseff.   
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Apesar da notariedade que este Juiz possa ter, os Brasileiros, agem desta maneira, em parte, devido à influência Americana (USA).
Sim, é verdade que eles também têm tido muitos casos, semelhantes aos nossos, de qualquer maneira, eles, em Justiça, ainda estão à nossa frente.

Uma coisa é certa: É preciso muita coragem para, num País como o Brasil, derrubar as Barreiras da Corrupção!!!!

Portugal precisava de uma Dúzia de Juizes, como este Senhor.

De facto, a nossa Justiça, por enquanto, não sei até quando, continua a ser forte com os fracos e fraca com os fortes.
Laranjeiro, 24-04-2013