quinta-feira, 11 de abril de 2013

GOVERNANTES IMPREPARADOS E INCOMPETENTES GERAM FALÊNCIAS E DESEMPREGO



IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Desde o início da crise, dezenas de milhar de empresas faliram e centenas de milhar de trabalhadores ficaram sem emprego.
 
À difícil condição económica do País, ocasionada pela péssima administração dos sucessivos governos do pós 25 de Abril de 1974 e mais profundamente com a trágica governação socrática, não esquecendo também a crise que se instalou em todo o mundo e especialmente na Europa, os actuais governantes portugueses agravaram-na ao decretarem uma austeridade cega e sem nexo que paralisou o País e o impede de trabalhar e criar riqueza.
 
Nalguns casos, direi mesmo, em muitos casos, as medidas adoptadas pelos governantes para fazer face à crise, revelaram-se totalmente inadequadas e, nesse sentido, produziram efeitos catastróficos para a economia do País e para as famílias.

Aumentar o IVA na restauração de 13 para 23%, foi uma tragédia que levou ao colapso financeiro de milhares de restaurantes, pelo que teria sido mais acertado e muito mais benéfico para o sector e para o Estado não ter mexido na taxa ou  então, a ser mexida, teria sido para a reduzir, a título de ajuda e incentivo, para 12 ou mesmo 11%.

Então tomemos o sector da restauração como exemplo para fazer um pequeno exercício reflexivo. As notícias dizem que desde o início da crise já encerraram em todo o País mais de 40 mil restaurantes e foram para o desemprego mais de 100.000 trabalhadores.

Na medida em que os senhores governantes e a classe política em geral acham que o povo é analfabeto e não percebe nada de contas, o que não é verdade, proponho a esses doutos intelectuais e aos grandes carolas da área económica deste País que me respondam:

Quanta receita deixou o fisco de arrecadar em IVA, mesmo a uma taxa de 13%?

E quanto deixou de entrar nos cofres da Segurança Social?

Em contrapartida, quanta despesa passou o Estado a suportar mensalmente para pagar o subsídio de desemprego a toda essa gente? Fazem uma ideia?

Bem, num raciocínio simples, acho que qualquer analfabeto conclui que com os restaurantes abertos e a funcionar, o Estado não pagava subsídios e ainda recebia centenas de milhões de euros referentes à cobrança de IVA e Segurança Social e com os restaurantes falidos e encerrados, o Estado deixou de receber essas centenas de milhões de euros e teve que assumir o pagamento de centenas de milhões de euros em subsídios, ou seja, perdeu a dobrar.

É preciso ter em conta que 100.000 desempregados representam um encargo mensal em subsídios de 48,5 milhões, tendo em conta o ordenado mínimo nacional, quantia que multiplicada por 12 meses dá 576 milhões!

Mas será possível que qualquer cidadão analfabeto seja capaz de chegar a esta conclusão tão simples e os doutos governantes não a tenham enxergado? Este e outros exemplos, são a prova provada que a grande maioria da gentalha que nos tem governado não tem competência para fazer parte do executivo de uma qualquer Junta de Freguesia quanto mais ocupar um cargo no governo do País.

Senhores governantes, para se administrar um País, é preciso competência, sentido de responsabilidade, qualidades altruístas, patrióticas, forte carácter e uma honorabilidade imaculada. Infelizmente, a grande maioria dos governantes não possui esses predicados e caso lhes fosse feita uma selecção rigorosa, o resultado seria catastrófico, já que a maioria seria reprovada por falta dessas imprescindíveis qualidades.

Que ao menos aprendam com os erros cometidos e tenham a coragem de "dar o dito por não dito", corrigindo algumas das muitas asneiras que fizeram.

É essa a minha réstia de esperança.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Realmente, não é preciso nenhum Canudo, nem ser muito inteligente, para chegar à, triste, conclusão, que estas Políticas, iriam dar este resultado.

Só não consigo entender, se estas medidas, caso dos Restaurantes, foram da autoria do Governo Português, ou da Troika. Se foram impostas pela Troika, também vejo, nesta atitude, muita impreparação dos seus Autores.

A isto, chama-se "destruir para construir". Todavia, há uma grande diferença: O que o Governo e a Troika, destruiram em dois Anos, vai demorar quinze a ser construido!!!!!!

Mas, a incompetência dos que nos governam, vai continuar, isto, pelo facto de um Gestor, por exemplo, continuar a ganhar dez ou vinte vezes mais, que um Político!!!!!

É por esta razão que os bons continuam a fugir da Política.

Quer, isto, significar, que está tudo do avaesso. Está, tudo, feito ao contrário.

Ainda eu me encontrava em Angola, quando ouvi um Angolano, dizer que Luanda havia sido construida de cima para baixo. Isto aplica-se, que nem uma Luva, a este País!!!!!!!!

Eu pergunto, muitas vezes, ao falar com Pessoas Amigas, porque é que estes Senhores, não vão, lá fora, tirar Cursos de boa Governação!!!!!
Laranjeiro, 11-04-2013