sábado, 3 de outubro de 2009

DESCOLONIZAÇÃO - Uma tragédia abafada e nunca explicada


Acabei de ler o livro da jornalista Leonor Figueiredo "FICHEIROS SECRETOS" e embora já tivesse conhecimento de muitos acontecimentos trágicos, fiquei ainda mais convicto que milhares de portugueses foram abandonados à sua sorte, em Angola, pelos governantes portugueses, encarcerados nas prisões clandestinas do MPLA.

Este livro, é mais um indesmentível testemunho da dimensão da tragédia provocada pela traição dos governantes e dos militares portugueses que foram enviados para Angola para manter a ordem e a justiça, até à independência e proteger a integridade física dos cidadãos portugueses, ajudando e facilitando o regresso à Pátria, a todos quantos o desejassem.

O que se passou não foi nada disso. Os militares portugueses, em vez de protegerem os seus compatriotas, ainda os traíram e entregaram aos carrascos do MPLA.

Foi assim que milhares de homens e mulheres foram levados à força, sem culpa formada, para as masmorras do MPLA e de onde a maioria não saiu com vida, depois de sofrerem horrores com as torturas constantes a que eram sujeitos, com a fome e com a falta dos mais elementares cuidados de higiene, como tomar banho, lavar os dentes, fazer a barba ou cortar o cabelo e lavar a roupa.

Os portugueses rapatados pelo MPLA, sem culpa formada, a grande maioria das vezes com o único objectivo de lhes roubarem os bens, foram tratados como os Judeus, durante a Segunda Guerra Mundial que também foram torturados e os que não morreram da tortura e da fome, morreram nas câmaras de gás.

Aqui, em Portugal, ainda hoje residem e dormem descansados e ufanos, muitos dos responsáveis que permitiram tão horrendos crimes e, ao contrário do que aconteceu noutras guerras, não foram até hoje acusados desses crimes de guerra e julgados no Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, ao abrigo do artigo 8º.

Isso não aconteceu nem me parece que venha a acontecer porque os poderosos se protegem uns aos outros e como são eles que administram a Justiça... mas já que os homens não foram capazes de fazer justiça, só espero que Aquele Ser Superior em quem eu acredito, de alguma forma, lhes faça pagar, ainda em vida, o sofrimento horrível que causaram a milhares de portugueses, antes de serem fuzilados, degolados ou apunhalados pelos seus carrascos.

Este livro, para além de documentar e testemunhar a vergonhosa traição dos governantes portugueses e das Forças Armadas, testemunha também os métodos criminosos, violentos e brutais do regime comunista do MPLA que perseguiu e assassinou todos aqueles que não se identificassem com o Partido mesmo que não tivessem praticado qualquer crime e não representassem qualquer perigo.

O trabalho de pesquisa desta Jornalista é extraordinário e servirá para que um dia, juntamente com outros do género, se possa escrever a História da Descolonização, assente em verdades confirmadas e não em narrativas convenientes mas forjadas.

Dos pseudo-historiadores que se formaram depois do 25 de Abril, não se pode esperar que escrevam com isenção sobre a Descolonização e os anteriores, até hoje, também ainda não vi nenhum com coragem para o fazer, porque o politicamente correcto, os privilégios, as mordomias e os grandes tachos, estão acima da verdade histórica, porque ela, a verdade histórica, envergonha e incomoda o Partido dominante e os seus líderes.

Não sei se vão ser os meus netos ou os meus bisnetos, não sei mesmo se ainda cá estarei quando isso acontecer mas tenho a certeza que um dia, será contada toda a verdade sobre a Descolonização, para que todos os portugueses, em qualquer época vindoura, saibam que a História de Portugal foi escrita com base nos feitos gloriosos de uma imensidão de heróis mas também com o desempenho de muitos covardes e traidores.

Sem comentários: